Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Política

Deputado Landim, acusado de corrupção, renuncia

Redação - Bonde
15 jan 2003 às 15:04

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O deputado federal Pinheiro Landim (sem partido-CE) renunciou ao mandato. O pedido foi entregue nesta quarta-feira pelo advogado do parlamentar, Raul Livino, ao secretário-geral da Câmara, Mozart Viana.

No documento, o parlamentar cearense explica que renunciava ao mandato por não ter tido acesso ao processo judicial e diz que as denúncias contra ele são "conjecturas e pura ilação".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Uma investigação contra o agora ex-deputado, em andamento na Polícia Federal, revela o envolvimento de Pinheiro Landim com um esquema de venda de hábeas-corpus para traficantes.

Leia mais:

Imagem de destaque
Compra de votos

Eleição de 2024 tem suspeita de fraude por transferência em massa de eleitores entre cidades

Imagem de destaque
Em 19 de dezembro

Câmara de Londrina marca nova audiência para debater o Código Ambiental

Imagem de destaque
Eleições de 2026

Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil

Imagem de destaque
Não há substitutos

Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026


Landim afirmou que provará que é inocente, no processo que tramita no Supremo Tribunal Federal. Ele também pede à Mesa Diretora da Câmara que arquive o processo em tramitação na Casa, já que ele acaba de renunciar.

Publicidade


Porém, o PT estava articulando uma forma de manter o processo contra Landim. Segundo a Folha Online, o líder do PT na Câmara, deputado Nelson Pellegrino (BA), disse que pedirá ao corregedor da Casa, Barbosa Neto (PMDB-GO), que não apresente seu relatório pedindo abertura do processo à Mesa Diretora.


Mesmo assim, o presidente da Câmara dos Deputados, Efraim Moraes (PFL-PB), disse no início desta tarde que será arquivado o processo de cassação do deputado.


Depois de reunião de duas horas com integrantes da Mesa Diretora na sua residência oficial, Moraes informou que a decisão sobre a reabertura do processo de cassação caberá à Mesa Diretora da próxima legislatura. "Não podemos julgar quem não é parlamentar. Então, para a Câmara dos Deputados, perdeu-se o objeto", afirmou.

O corregedor da Câmara, deputado Barbosa Neto (PMDB-GO), que apresentou o relatório pedindo a cassação de Landim, também participou da reunião e disse, na saída, que o papel dessa legislatura, nesse caso, terminou hoje com o ato unilateral de renúncia. "Cabe agora à Justiça responder sobre todos os questionamentos feitos no processo, de posse de todas as informações", declarou.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo