Os deputados estaduais derrubaram na manhã de ontem quatro vetos do governador Jaime Lerner (PFL). Todos considerados assuntos delicados pelo Palácio Iguaçu. Dois projetos, ambos de autoria do deputado governista Fernando Ribas Carli (PPB), beneficiam o bolso do contribuinte mas prejudicam a arrecadação de empresas públicas.
Outro veto derrubado refere-se aos contratos entre o governo e empresas que exploram o transporte intermunicipal, único ponto vetado por Lerner na mensagem que cria a Agência de Infra-Estrutura. Por causa da decisão de Lerner, técnicos do Palácio Iguaçu estudam nova forma de renovar os contratos que, por enquanto, continua valendo graças a brecha na lei.
O quarto veto cancelado pelos deputados está em pontos do Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE), o plano de carreira dos servidores. Caso o governador não reconsidere os vetos que fez, a Assembléia Legislativa vai promulgar os projetos, transformando-os em lei estadual.
Leia mais:
Câmara de Cambé poderá aumentar número de cadeiras a partir de 2029
Vereadores aprovam projeto de lei para receber 13° salário em Cambé
Assembleia Legislativa recebe oito mil sugestões de paranaenses para orçamento
Câmara de Londrina vota nesta terça-feira Projeto de Lei que atualiza parcelamento do solo
Cerca de 40 dos 54 deputados compareceram à sessão. O alto quórum - que há meses não acontecia - foi atribuído à ameaça do presidente da Casa, Hermas Brandão (PSDB), de descontar as faltas nos salários dos parlamentares, de R$ 6 mil brutos mensais. Do total presente, a maioria pertencia à bancada governista: 28. Os outros 12, ao bloco oposição.
Leia a reportagem completa na Folha de Londrina desta quarta-feira.