O diretor administrativo da Assembléia Legislativa, José Ari Nassif, foi até o Diretran nesta terça-feira pagar parte das multas dos carros, de propriedade da Casa e usados pelos deputados estaduais. Foi regularizada a situação de 24 carros oficiais, embora mais de 100 carros tenham pendências no Diretran.
Os 24 carros regularizados somavam um total de R$ 208.015,00 em multas. Se for considerada toda a frota, esse valor passa dos R$ 400 mil.
Porém, o Diretran reduziu os R$ 208.015,00 mil para R$ 25.339,75, alegando que a apresentação do nome dos condutores daria o benefício ao proprietário do veículo, de pagar somente o valor original.
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No artigo 257 do Código de Trânsito Brasileiro, no entanto, está determinado que esse benefício deve ser concedido a quem apresenta o nome do condutor num prazo de até 15 dias depois da notificação. Não foi o que aconteceu no caso dos deputados, já que havia multas vencidas há mais de dois anos.
A gerente de operação de trânsito do Diretran, Léa Hatschbach, disse que cada caso é um caso e por isso os deputados tiveram esse benefício.
''As empresas que estão nessa mesma situação devem procurar a diretoria do Diretran para negociar'', orientou, assegurando que o benefício pode ser estendido à população.
Os outros R$ 200 mil em multas ainda estão dentro do prazo legal de pagamento. O segundo secretário da Assembléia, Geraldo Cartário (PSL), informou que esses valores serão pagos diretamente pelos deputados que utilizam os veículos, já que ainda estão no prazo legal de pagamento.
Levando-se em conta que os salários dos deputados são bancados com dinheiro público, mesmo que o pagamento das multas saia do bolso deles, a conta sobrará para os contribuintes do Paraná.
Entre os carros que tiveram suas multas acertadas nesta terça-feira está o famoso Vectra de placas AJD-4114 que, antes da apresentação do condutor, tinha R$ 48.225,00 de multa. Como o nome do motorista foi apresentado, mesmo fora do prazo estabelecido pelo código de trânsito, o valor caiu para R$ 4.149,93.
Cartário contou também que além das multas, existem seis carros que estão sem licenciamento, como a Folha já adiantou na semana passada. Segundo ele, os deputados precisam prestar contas regularmente da situação do veículo.
Porém, como 2002 foi ano eleitoral, acabou sendo atípico e o controle por parte da presidência da Casa deixou de ser tão rigoroso. ''Mas este ano as coisas serão diferentes. Até porque agora os motoristas já sabem que não existe privilégio nenhum por ser motorista de deputado.''