Política

Eleições em Londrina devem ser resolvidas no primeiro turno, mostra nova pesquisa

30 out 2020 às 08:23

A tendência de que as eleições em Londrina sejam decididas em primeiro turno aumentou. De acordo com a segunda pesquisa realizada pelo Instituto Multicultural, em parceria com a FOLHA e a Rádio Paiquerê 91,7, nesta sexta-feira (30), o atual prefeito, Marcelo Belinati (PP), tem 60,5% das intenções de votos válidos, no cenário atual, quando os nomes dos candidatos foram listados. Em segundo lugar, permanece o deputado federal Emerson Petriv, o Boca Aberta (PROS), que marcou 17,8%. Em relação ao cenário anterior, divulgado no dia 7, Belinati cresceu 7,5%, enquanto seu principal oponente caiu 10,7%, como aponta a segunda fase da consulta popular.


"Em comparativo com a fase um, que foi medida antes do horário eleitoral gratuito em rádio e TV, observo que a maioria dos candidatos mantiveram os índices ou cresceram. Apenas um candidato teve uma queda significativa, que foi o Boca Aberta”, detalhou Edmilson Vicente Leite, diretor estatístico do estudo.


A tendência de queda única para Boca Aberta é explicada a partir de outro levantamento da pesquisa, que questiona, independentemente da opinião do entrevistado, quem a pessoa acreditaria que iria ganhar. "O eleitor tem esse comportamento: acreditando que o candidato não tem possibilidade de ganhar, começa a migrar para outros. Isso fica claro porque o deputado teve um decréscimo, que foi distribuído para os demais”, analisou Leite. Boca Aberta, que teve a campanha impugnada e está recorrendo no TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná), manteve a marca de candidato com a maior rejeição, com 39,6%. Antes, ele havia marcado 40,9%. Já o índice do prefeito, que antes era de 5%, passou para 7,3%.

Continue lendo na Folha de Londrina.


Continue lendo