A vice-governadora, Emília Belinati (PFL), anuncia nesta sexta-feira se assume ou não o governo do Paraná no lugar do titular Jaime Lerner (PFL), que viaja para a Alemanha na próxima terça-feira. Nesta quinta-feira, nos bastidores, eram fortes as especulações de que a vice vai assumir o Palácio Iguaçu, sepultando assim o sonho de concorrer em qualquer posição às eleições deste ano. A informação, entretanto, não confirmada por sua assessoria.
De acordo com sua assessoria, ela só decide mesmo nesta sexta-feira, quando faz o anúncio oficial. Jaime Lerner embarca no próximo dia 23 para Berlim, onde participa de congresso da União Internacional dos Arquitetos (UIA). O governador, formado em Engenharia e Arquitetura, vai disputar a presidência da UIA com outros quatro concorrentes: um alemão, um colombiano, um malaio e um tunisiano. A eleição está marcada para o dia 29, durante o congresso.
É a 47ª viagem do governador ao circuito Estados Unidos-Europa desde que assumiu o governo pela primeira vez, em 1995. Caso Emília decline de assumir o governo, quem fica no cargo interinamente é o presidente do Tribunal de Justiça (TJ), desembargador Vicente Troiano Netto.
Leia mais:
Eleição de 2024 tem suspeita de fraude por transferência em massa de eleitores entre cidades
Câmara de Londrina marca nova audiência para debater o Código Ambiental
Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Hermas Brandão (PSDB), -que seria a opção depois de Emília, conforme determina a legislação- não pode assumir porque é candidato à reeleição.
*Leia mais na edição desta sexta-feira da Folha de Londrina
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.