Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
'Se chegar a mim, eu veto'

'Engraçado; maconha pode, e cloroquina, não', diz Bolsonaro sobre projeto na Câmara

Folhapress
17 mai 2021 às 17:41
- Carolina Antunes/PR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) comparou nesta segunda-feira (17) a maconha à cloroquina ao dizer a apoiadores que barraria um projeto que libera o cultivo de maconha por empresas para fabricação de medicamentos, caso seja aprovado.


"Isso é com o Parlamento. Se chegar a mim, eu veto", disse Bolsonaro ao ser questionado por um apoiador no cercado armado no jardim do Palácio da Alvorada. A interação foi transmitida por um canal bolsonarista.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Bolsonaro, então, fez, em tom de ironia, a comparação entre a maconha medicinal e a cloroquina, remédio sobre o qual, assim como a hidroxicloroquina e a ivermectina, não há comprovação científica de que funcione para tratar ou prevenir a Covid-19.

Leia mais:

Imagem de destaque
Incentivo para participar das eleições

TRE-PR e Câmara de Londrina se unem para incentivar participação nas eleições

Imagem de destaque
Segunda discussão

Câmara de Londrina aprova espaço para agentes de endemias nas UBSs

Imagem de destaque
Vereadora foi internada na quarta

Juiz concede liminar e suspende audiências da CP que apura denúncia contra Mara Boca Aberta

Imagem de destaque
Decisão polêmica

Professor foi deixado de lado no processo educacional, diz especialista sobre uso do ChatGPT em SP


"Engraçado, maconha pode, cloroquina não pode", afirmou Bolsonaro, para quem "a esquerda sempre paga uma oportunidade para querer liberar as drogas".

Publicidade


Uma apoiadora fala da ivermectina, ironizando que o medicamento faz mal. "Maconha e cocaína faz [sic] bem, sem problema", disse Bolsonaro, novamente em tom irônico.


O presidente tem feito críticas reiteradas ao projeto de lei nº 399, de 2015, que tramita em uma comissão especial na Câmara.

Publicidade


"Hoje, uma comissão da Câmara vota a liberação da maconha. Tem o veto depois, é difícil. Eles agora podem até aprovar, sem ser o voto nominal, mas tem o veto", afirmou Bolsonaro, em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada no dia 11 de maio. "Ridículo até né, um país com tantos problemas [e] o 'cara' despendendo força para votar uma porcaria de um projeto desse."


A proposta permite atividades de cultivo, processamento, pesquisa, armazenagem, transporte, produção, industrialização, manipulação, comercialização, importação e exportação de produtos à base de Cannabis.

Publicidade


O texto, porém, diz expressamente que "é vedada a prescrição, a dispensação, a entrega, a distribuição e a comercialização para pessoas físicas, de chás medicinais ou de quaisquer produtos de Cannabis sob a forma de droga vegetal da planta, suas partes ou sementes, mesmo após processo de estabilização e secagem".


Diferentemente da cloroquina e da ivermectina no tratamento e prevenção da Covid-19, citadas pelo presidente e apoiadores, existem sim evidências científicas para o uso da maconha medicinal para algumas doenças.

Publicidade


Uma revisão de estudos feita pelas Academias Nacionais de Ciências, Engenharia e Medicina dos Estados Unidos em 2017 aponta que há evidências conclusivas de que a cânabis in natura e canabinoides reduzem sintomas em pacientes com dor crônica.


A mesma revisão aponta a efetividade de canabinoides para tratar sintomas de esclerose múltipla e náuseas e vômitos associados à quimioterapia. Também há estudos mostrando eficácia do canabidiol para alguns tipos de epilepsias graves.

Existe também um medicamento aprovado no Brasil para tratamento dos sintomas de esclerose múltipla, o Mevatyl, que contém tanto canabidiol quanto THC (tetrahidrocanabidiol, que causa "barato").


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade