Em construção na zona sul de Londrina, o viaduto entre a PR-445 e a avenida Dez de Dezembro será nomeado de "Rosina Migliorini Turini", em homenagem a mãe do deputado estadual Tercílio Turini (PPS), que faleceu no ano passado aos 98 anos.
O projeto de lei 111/2013, de autoria dos deputados Gilberto Martin (PMDB) e Douglas Fabrício (PPS), foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep), recentemente, e a sanção da lei foi publicada nesta quinta-feira (5) no Jornal Oficial.
Em entrevista ao Portal Bonde, Martin justificou que o deputado Turini é um representante do município de Londrina com importante atuação política em benefício da cidade. "O Turini foi meu professor durante o curso de medicina na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e eu cheguei a conhecer a mãe dele. Nada mais justo que homenagear a mãe, que teve papel fundamental na formação do deputado", afirmou. Antes de encaminhar o projeto, o deputado do PMDB disse que pediu autorização para a família.
Leia mais:
Eleição de 2024 tem suspeita de fraude por transferência em massa de eleitores entre cidades
Câmara de Londrina marca nova audiência para debater o Código Ambiental
Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
Questionado se deve apresentar novos projetos para nomear os viadutos que integram o plano de duplicação da PR-445, Martin respondeu que ainda não pensou no assunto.
Turini lembrou que a família chegou em Londrina em 1947 e que a mãe teve participação ativa na comunidade do distrito Espírito Santo na luta pela educação na zona rural. "Ela me influenciou muito na vida política, pois sabia cobrar e ao mesmo tempo buscar a conciliação. Quando contei para família que ela seria homenageada, todos ficaram gratos", comentou.
O deputado também destacou que os viadutos são "oportunidades" para homenagear pessoas importantes para a cidade, mas não revelou nenhum nome. "Estamos avaliando se vamos apresentar algum projeto", respondeu.