Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Denúncia de propina

"Fato concreto" contra Richa embasa criação de CPI, diz deputado

- Divulgação/Alep
Guilherme Batista - Redação Bonde
18 mai 2015 às 14:59
Publicidade
Publicidade

Os deputados da oposição não desistiram da ideia de criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para investigar o esquema de cobrança de propina descoberto dentro da Receita Estadual em Londrina. A informação de quea campanha à reeleição do governador Beto Richa (PSDB) teria sido beneficiada com valores angariados por meio da vantagem indevida será utilizada pelos parlamentares para embasar a abertura das investigações. "O fato concreto solicitado pela base governista veio de uma pessoa próxima ao círculo palaciano. Não há como negar, agora, que a Assembleia precisa fazer a sua parte e investigar o caso. Se a gente vai ou não confirmar (a denúncia), é uma outra história", argumentou o deputado Tadeu Veneri (PT) em entrevista ao Bonde nesta segunda-feira (18). Vale lembrar que a revelação envolvendo o nome de Richa foi feita pelo auditor fiscal Luiz Antônio de Souza por meio de um acordo de delação premiada.

A oposição tentou emplacar a CPI em março, quando as investigações do Ministério Público (MP) referentes ao esquema de propina na Receita vieram à tona através da Operação Publicano. Na época, no entanto, os deputados da base governista apresentaram diversos pedidos de abertura de outras comissões e a CPI da Receita acabou esquecida. "Apenas duas das cinco solicitações foram aprovadas. Os objetos de investigação das comissões propostas são importantes, mas não possuem fatos concretos como a da Receita", destacou Veneri, lembrando que as CPIs sugeridas pelas base governista tratam, entre outros pontos, dos direitos das mulheres, de maus-tratos contra os animais e da explosão de caixas eletrônicos.

Publicidade


O deputado Maurício Requião (PMDB), autor do pedido de abertura da CPI da Receita, deve conversar com os demais parlamentares durante a sessão desta segunda-feira com o objetivo de convencê-los de assinar a solicitação. "Precisamos convencer os deputados, inclusive os da base governista, de que há um fato concreto para ser investigado", concluiu Veneri.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prioridade esquecida

Governo Lula não aplicou um centavo em novo programa de alfabetização

Imagem de destaque
Confira os municípios!

51 prefeituras do Paraná têm situação fiscal em estado crítico, indica estudo

Imagem de destaque
Advogada e juízes federais

Lula nomeia três novos ministros do STJ

Imagem de destaque
Poda polêmica

Construtora contesta multa por corte de ipês em reforma da Câmara de Londrina

Atualmente, a oposição tem oito assinaturas e precisa de pelo menos 15 para levar o pedido de abertura da CPI ao plenário da Assembleia para votação.


Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade