O presidente nacional do PT, José Genoino, propôs nesta segunda em Presidente Prudente (SP) a criação de um fórum permanente com entidades representativas de agricultores e trabalhadores rurais para discutir a reforma agrária no Pontal do Paranapanema, extremo oeste paulista. A região é um dos principais focos de conflitos agrários no país.
"O caminho para negociar é a pacificação do campo", disse Genoino, destacando que a reforma agrária envolve questões de justiça social, econômica e políticas. "E em política não existe ou tudo ou nada", afirmou. "Mas é preciso tirar da agenda a violência e a morte, é preciso eliminar também as situações de ação e reação e buscar a lógica da pacificação", concluiu.
O presidente do PT também se comprometeu a marcar audiências com o governador paulista, Geraldo Alckmin, e com o governo federal para apresentar o teor das conversas que manteve na região. Na tarde desta segunda-feira, Genoino se reunirá com líderes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra) em Teodoro Sampaio, também no Pontal.