Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Batata quente

Governadores reagem a Bolsonaro e marcam reunião sobre fundo para estabilizar preço de combustíveis

Fábio Zanini/Folhapress
28 jan 2022 às 16:20
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Fórum dos Governadores, atualmente presidido por Ibaneis Rocha (MDB-DF), agendou para quinta-feira (3) uma reunião para discutir principalmente a criação de fundo de estabilização de preço dos combustíveis, além de temas como a pandemia da Covid-19, a aprovação da venda de autotestes e o reajuste do piso salarial dos professores.


Nesta quinta-feira (27), o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) decidiu descartar a proposta de criação do fundo de estabilização para interferir diretamente no preço de combustíveis, e o ministro Paulo Guedes (Economia) quer agora tentar limitar o corte de tributos e desonerar apenas o diesel.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A proposta do fundo tem sido defendida há alguns meses pelos governadores, que mais recentemente tem criticado a proposta do governo federal de incluir o ICMS, tarifa estadual, na PEC dos Combustíveis.

Leia mais:

Imagem de destaque
CPI das Apostas

'Se não tiver prova, Textor será banido do futebol brasileiro', diz senador Jorge Kajuru

Imagem de destaque
Análise

Lei para banir TikTok nos EUA pode inspirar Brasil contra Musk, diz professor

Imagem de destaque
Empresa especializada

Não há evidências de manipulação no Brasileiro de 2023, diz Sportradar

Imagem de destaque
Processo corre em sigilo

Deputado estadual do PL é denunciado por concussão e lavagem de dinheiro


Em reação, os governadores decidiram prorrogar por mais 60 dias o congelamento do ICMS sobre combustíveis, como uma forma de tentar mostrar que a interferência dos estados sobre a alta dos combustíveis é mínima.


Os governadores e Bolsonaro vêm travando um cabo de guerra com relação ao preço dos combustíveis, que tem registrado sucessivas altas.


O presidente atribui a culpa maior aos estados, responsáveis pela cobrança do ICMS, enquanto os governadores dizem que o problema está na política de repasse de preços internacionais do petróleo.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade