O governo do Estado acabou sendo condenado por unanimidade pelo Tribunal Internacional dos Crimes do Latifúndio, realizado nesta quarta-feira, em Curitiba. Todos os nove jurados foram duros com a administração de Jaime Lerner, além de fazerem severas críticas contra os poderes judiciário e legislativo.
A sentença final do julgamento - que não tem validade legal, mas possui forte característica política - classificou Lerner como um governante omisso e negligente com os crimes cometidos no campo e, por isso, deveria ser condenado como co-participante dos assassinatos e violência ocorridos em despejos, realizados pela Polícia Militar.
"O tribunal reconhece que a responsabilidade pelas violações dos Direitos Humanos é do atual ocupante do poder do governo do Estado do Paraná", proferiu o presidente do Tribunal Hélio Bicudo.
Leia mais:
Cotada para a Saúde, superintendente do HU entra na equipe de transição em Londrina
Belinati defende licitação para compra de uniformes e diz que a 'bola está com o TCE'
Moraes autoriza transferência para Brasília de general e tenente-coronel presos por trama golpista
Núcleo empresarial de Londrina defende recursos para o Teatro Municipal
A condenação foi estabelecida depois da argumentação de cada um dos jurados. Em seguida, Bicudo fez uma consulta popular, na qual perguntava se Lerner realmente era culpado, junto com a Polícia Militar, Assembléia Legislativa e Justica. em coro,os participantes responderam que sim.
Leia mais sobre o assunto na edição desta quinta-feira da Folha do Paraná/Folha de Londrina