Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Governo tenta unificar discurso sobre venda da Copel

Maria Duarte - Folha do Paraná
19 abr 2001 às 11:02

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O treinamento realizado ontem pela Secretaria da Comunicação para unificar o discurso dos deputados da base de sustentação ao governo na Assembléia Legislativa sobre a privatização da Copel não trouxe novos argumentos. Os aliados afirmam que não adianta o governo bater na tecla de que a empresa vai perder a competitividade se não for vendida, e que decidiu privatizá-la em obediência ao governo federal - este argumento já derrubado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). FHC disse que a decisão cabe aos Estados.

Ricardo Maia (PSB) disse que não adianta somente uniformizar o discurso em relação à Copel, pois o descontentamento na bancada continua. "Não adianta só repassar dinheiro de convênio a municípios. O enxugamento da máquina administrativa tem que sair". O governador Jaime Lerner (PFL) está analisando pessoalmente as mudanças, e deve anunciar os cortes em breve. Maia disse que o governo sofre de "descontrole de caixa" e que "não tem outra saída" a não ser vender a Copel. "Além disso, o governador se comprometeu a ouvir mais os deputados".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Apesar das reclamações dos deputados, a avaliação da Secretaria da Comunicação é positiva. O Palácio Iguaçu considera que a troca de informações foi proveitosa, e que os deputados revelaram as dúvidas que trazem de suas bases eleitorais no interior. O líder do governo, Durval Amaral (PFL), também fez um balanço positivo. "Com a capitalização da Paraná Previdência, os governos posteriores vão gastar cerca de R$ 100 milhões mensais a menos com a folha de pagamento". Dos 31 parlamentares aliados esperados, 20 compareceram.

Leia mais:

Imagem de destaque
Empresa pediu aditivo

Reforma da Câmara Municipal de Londrina deverá ser entregue somente em 2025

Imagem de destaque
Nesta quarta

Comissão da Câmara retoma projeto que prevê voto impresso e recontagem física

Imagem de destaque
Apelo pela paz

ONU aprova conferência para discutir criação de Estado palestino

Imagem de destaque
Entenda

Argentina anuncia reforma migratória que pode afetar brasileiros no país


Segundo Maia, durante o "midia training" comandado pelo secretário Rafael Greca, foi mostrada uma pesquisa onde 80% da população estava contra, mas 60% mudaram de opinião depois que foram informados que o dinheiro será usado para capitalizar o fundo de previdência.


Para o deputado Antônio Carlos Barater (PL), a lição mais importante foi que os políticos "não devem fugir da imprensa". Fernando Ribas Carli (PPB) não foi, mas disse que os argumentos usados não o convencem "Só aceito se admitirem que a Copel está sendo vendida para garantir a governabilidade. Tem que falar a verdade".

O líder da oposição, Waldyr Pugliesi (PMDB) criticou a iniciativa do Palácio. "Esse negócio de dar aula para os deputados é subestimar a inteligência dis aliados".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo