A Justiça Eleitoral do Paraná mandou apreender nesta sexta-feira, a pedido do senador Alvaro Dias (PDT), os exemplares do jornal quinzenal Hora H da edição do último dia 15, que contém informações consideradas ofensivas pelo candidato do PDT ao governo.
O jornal reproduziu declarações do ex-secretário da Fazenda de Maringá Luiz Antonio Paolicchi, em depoimento à Justiça Federal. Paolicchi disse que o ex-prefeito de Maringá Jairo Gianotto pagou despesas da campanha de Alvaro a senador, em 1998. O pagamento teria sido feito com recursos desviados da prefeitura. Segundo Paolicchi, Gianotto teria deixado um avião à disposição de Alvaro Dias.
A defesa de Alvaro argumenta que as informações veiculadas pelo jornal são consideradas ofensivas à honra do senador, e foram distorcidas. O pedido de busca e apreensão foi deferido pelo juiz Paulo César Bellio, que também acatou o pedido para tirar do ar o site do jornal na internet.
Leia mais:
Eleição de 2024 tem suspeita de fraude por transferência em massa de eleitores entre cidades
Câmara de Londrina marca nova audiência para debater o Código Ambiental
Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
O jornal não informou quantos exemplares serão apreendidos. Segundo o diretor do Hora H, o jornalista Cícero Cattani, o material veiculado ''é uma oportunidade de os candidatos se desnudarem e se mostrarem por inteiro, sem o artifício da maquiagem''. A direção do jornal, que já acionou seus advogados para recorrer, defende a necessidade de haver a mais ampla e transparente discussão sobre quem são os candidatos em todas as campanhas.
Alvaro foi procurado pela reportagem da Folha, mas não atendeu o celular e não retornou o recado deixado com sua assessoria.
*Leia mais na edição deste sábado da Folha de Londrina
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.