A Justiça Eleitoral em Londrina está reconvocando mesários para trabalhar nas eleições de 6 de outubro. Segundo a supervisora da Central de Atendimento ao Eleitor, Sandra Regina Zanchin, cerca de 30% das mais de cinco mil cartas encaminhadas aos mesários voltaram porque não foram encontrados.
''O problema é que as pessoas mudam de endereço e não atualizam o cadastro. O último recadastramento foi feito em 1986. Quando volta a carta, a gente tem que substituir (o mesário)'', disse Sandra. ''Ainda tem também as pessoas que pedem a dispensa do trabalho. Ninguém quer trabalhar, todo mundo arranja uma desculpa'', acrescentou.
Sandra informou que quem quer ser dispensada deve encaminhar aos juízes eleitorais um requerimento com uma justificativa.
Leia mais:
Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina
Bolsonaro é plano A, posso ser o plano B, diz Eduardo sobre eleição de 2026
Comissão de Constituição e Justiça aprova projeto que transforma Detran em autarquia
Plano de precatórios garante economia milionária para Londrina
Os mesários que não comparecerem aos locais designados pela Justiça Eleitoral serão multados e as penalidades ainda serão definidas pelos juízes.
Conforme Sandra, os mesários são convocados através de um sistema implantado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). ''Através do sistema, a gente faz um perfil e seleciona as pessoas que se encaixam nesse perfil. O que conta é a escolaridade, preferencialmente, as que têm o segundo grau completo.'' O treinamento para mesários inicia em setembro.