O ex-juiz Nicolau dos Santos Neto foi condenado nesta segunda-feira (14), em segunda instância da Justiça Federal, a 14 anos de reclusão pelos crimes de lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Nicolau está cumprindo prisão domiciliar graças a uma liminar do Superior Tribunal de Justiça.
A pena definida era de um ano. Porém, a Justiça arbitrou um ano a menos em cada crime por que o ex-juiz tem mais de 70 anos. Com as reduções de um ano, as penas foram fixadas em 9 anos por lavagem de dinheiro e em 5 anos por evasão de divisas.
Nicolau dos Santos Neto, ex-presidente do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo, é acusado de desviar R$ 196,5 milhões da construção do fórum trabalhista.
Leia mais:
Argentina anuncia reforma migratória que pode afetar brasileiros no país
Vereadores de Londrina apresentam seis emendas ao orçamento do Município
Câmara de Cambé poderá aumentar número de cadeiras a partir de 2029
Vereadores aprovam projeto de lei para receber 13° salário em Cambé
Também nesta segunda-feira o ex-presidente do Banco Central Francisco Lopes foi condenado pela Justiça a dez anos de prisão por ter autorizado o socorro financeiro aos bancos Marka e FonteCindam na mudança da política cambial ocorrida em janeiro de 1999.
No total, oito pessoas foram condenadas, incluindo outros quatro ex-dirigentes do BC. Eles poderão recorrer. Três dos 11 acusados foram absolvidos.
Fonte: Terra e Folhapress