O controle da qualidade da água distribuída na rede de abastecimento do Paraná deixará de ser feito exclusivamente pela empresa gerenciadora do sistema e passará a ser de responsabilidade das secretarias estadual e municipais de saúde.
É o que prevê o projeto de lei do deputado estadual Hermes da Fonseca (PT), apresentado à Assembléia Legislativa. Nesta quinta-feira, os detalhes do projeto foram debatidos com entidades governamentais e não governamentais, Ministério Público e instituições de defesa do consumidor. Todos aprovam a necessidade de uma legislação específica que garanta a qualidade da água consumida no Paraná.
Atualmente, a qualidade da água em 342 dos 399 municípios do Paraná está sob a responsabilidade da Sanepar, órgão vinculado ao governo do Estado. Nas demais cidades, 57, o controle fica a cargo de empresas de menor porte.
Leia mais:
CCJ da Câmara dos Deputados aprova impressão e recontagem de votos
CCJ aprova projeto que restringe uso de celular em escolas
Entenda como funciona a fraude de transferência em massa de títulos de eleitor entre cidades
Lei de IA é aprovada no Senado com previsão de remuneração de direitos autorais
A proposta de lei de Hermes Fonseca determina ainda que a empresa que abastece a cidade de água e a Secretaria de Estado da Saúde forneçam anualmente publicações sobre os índices de hormônios, antibióticos e agrotóxicos para a população paranaense e disponibilize diariamente informações para a consulta popular.
*Leia mais sobre o assunto na Folha de Londrina
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.