O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva encerrou a solenidade de posse com desfile no Rolls Royce presidencial pela Esplanada dos Ministérios. O desfile terminou pouco antes das 19 horas. Lula seguiu para o Palácio da Alvorada, onde às 20h30 recebe cerca de 400 convidados para o jantar de posse. Amanhã, o presidente se reunirá com chefes de estado que vieram a Brasília para a posse.
Lula foi empossado presidente no Senado, em sessão solene do Congresso Nacional. Após a sessão, ele fez o discurso oficial de posse. Em 42 minutos de fala, o presidente conclamou o País a se unir num mutirão contra a fome("Enquanto houver um irmão brasileiro, ou uma irmã brasileira sofrendo com a fome, teremos motivos de sobra para nos cobrir de vergonha"), do Mercosul ("A grande prioridade da política externa do meu governo será a criação de uma América do Sul mais coesa e forte. E para isso precisamos fortalecer o Mercosul, vamos dar atenção maior a ele") e da Alca ("Em relação à Alca, Organização do Comércio, União Européia e Mercosul, o Brasil combaterá o protecionismo").
Em alguns trechos do discurso - como quando citou sua trajetória de retirante nordestino a presidente da república -, Lula falou com a voz embargada. "Este é um País que pode e vai dar um grande salto de qualidade. Este é o País do milênio. Começo hoje como servidor público número 1 do País", disse, ao encerrar o discurso.
Leia mais:
CCJ da Câmara dos Deputados aprova impressão e recontagem de votos
CCJ aprova projeto que restringe uso de celular em escolas
Entenda como funciona a fraude de transferência em massa de títulos de eleitor entre cidades
Lei de IA é aprovada no Senado com previsão de remuneração de direitos autorais
Após o discurso de Lula, o presidente do Senado, Ramez Tebet (PMDB/MS) disse que "o Congresso não lhe faltará nas reformas que deseja implantar".
Do Senado, Lula seguiu em carro aberto para o Palácio do Planalto. A cerimônia da passagem da faixa presidencial, no parlatório, foi marcada por um momento embaraçoso - ao tirar a faixa, Fernando Henrique Cardoso derrubou seus óculos. Lula se abaixou para apanhá-los, e tentou devolvê-los ao ex-presidente no momento em que recebia a faixa.
Depois de receber cumprimentos e empossar os ministros no Palácio do Planalto, Lula voltou ao parlatório, para um rápido pronunciamento, de improviso, aos populares que acompanharam a solenidade de posse. O presidente pediu o apoio do povo durante seu governo.