O deputado Reinhold Stephanes (PMDB-PR) anunciou, no início da noite desta quinta-feira (22), em entrevista à imprensa, que ocupará a pasta da Agricultura. Ele assumirá o lugar de Luís Carlos Guedes Pinto. Stephanes e o presidente do partido, deputado Michel Temer (SP), reuniram-se, nesta tarde, no Palácio do Planalto, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O PMDB já ocupa os ministérios da Integração Nacional (Geddel Vieira Lima), Comunicações (Hélio Costa), Saúde (José Ramos Temporão) e Minas e Energia (Silas Rondeau). O Ministério da Agricultura foi cedido ao PMDB neste segundo mandato, em acordo com a coalizão de partidos que apóiam Lula.
O nome de Stephanes foi indicado para o cargo pela bancada do partido na Câmara, depois que o deputado Odílio Balbinotti (PMDB-PR) desistiu da pasta, no último fim de semana. Balbinotti é investigado pelo Supremo Tribunal Federal, sob acusação de falsidade ideológica.
Leia mais:
Eleição de 2024 tem suspeita de fraude por transferência em massa de eleitores entre cidades
Câmara de Londrina marca nova audiência para debater o Código Ambiental
Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
Logo após o anúncio da desistência de Balbinotti, Michel Temer voltou a se reunir com o presidente Lula e apresentar a ele uma nova lista com nomes de candidatos ao cargo. Integravam a lista, além de Stephanes, os deputados Waldemir Moka (MS), Tadeu Filipelli (DF), Eunício Oliveira (CE), Valdir Colatto (SC), Moacir Micheletto (PR) e Fernando Diniz (MG).
Stephanes que já foi ministro dos ex-presidentes Fernando Collor de Mello e Fernando Henrique Cardoso.