O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em Nova Iorque, nos Estados Unidos (EUA), onde abrirá na manhã de terça-feira a 62ª Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
Nesta segunda-feira, de acordo com a agenda divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, Lula se reunirá com seis chefes de Estado e de governo, entre eles o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, às 17h55, no Hotel Waldorf Astoria, logo após o encontro com a primeira-ministra alemã, Angela Merkel, marcado para as 17 horas, na sede da ONU.
O aquecimento global e alternativas à redução na emissão de gases poluentes, como o uso de biocombustíveis, serão o tema da Assembléia Geral e também do encontro de Lula com secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon. Estão previstas ainda reuniões de Lula, na terça-feira, com o presidente da Polônia, Lech Kacynski; o primeiro-ministro da Coréia do Sul, Han Duck-soo; o presidente do Timor Leste, José Ramos-Horta; e o presidente da República Tcheca, Václav Klaus.
Leia mais:
'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula
Eleição de 2024 tem suspeita de fraude por transferência em massa de eleitores entre cidades
Câmara de Londrina marca nova audiência para debater o Código Ambiental
Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil
Às 19h30 (horário local), Lula participará de jantar na ONU, oferecido pelo secretário-geral a todos os participantes da Assembléia Geral. E na terça-feira, antes de fazer o discurso de abertura do encontro, Lula entregará a Ban Ki-Moon um livro comemorativo dos 50 anos do painel do pintor brasileiro Cândido Portinari, instalado na sede da instituição.
A partir das 10h30, ainda na sede da ONU, Lula retomará as reuniões bilaterais e a primeira delas será com o presidente da Indonésia, Susilo Yudhoyono. Às 11 horas, segundo o Ministério das Relações Exteriores, o encontro será com o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmud Abbas, e às 11h45, com o presidente da França, Nicholas Sarkozy.
O último compromisso do presidente brasileiro em Nova York será às 12h45, quando concederá entrevista ao programa de televisão Charlie Rose, da Rede PBS. A viagem de volta ao Brasil está marcada para as 15 horas (horário local) da terça-feira.