O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja no final da tarde deste domingo para a Bolívia. Entre os assuntos que serão tratados na viagem, estão o Corredor Bi-Oceânico, o financiamento de obras de infra-estrutura no país vizinho e a compra de gás boliviano.
Ainda neste domingo, Lula deve se reunir com os presidentes do Chile, Michelle Bachelet, e da Bolívia, Evo Morales. Na ocasião será discutido o acordo para a construção da estrada que vai ligar Arica e Iquique, no Chile, ao Porto de Santos (SP), atravessando os territórios boliviano e brasileiro.
Esse corredor pretende ligar os oceanos Pacífico e Atlântico. Os três chefes de Estado devem assinar a Declaração de La Paz para o Corredor Bi-Oceânico.
Leia mais:
Câmara de Cambé poderá aumentar número de cadeiras a partir de 2029
Vereadores aprovam projeto de lei para receber 13° salário em Cambé
Assembleia Legislativa recebe oito mil sugestões de paranaenses para orçamento
Câmara de Londrina vota nesta terça-feira Projeto de Lei que atualiza parcelamento do solo
Nesta segunda-feira Lula reúne-se com Evo Morales para tratar de assuntos bilaterais. Há a previsão de que os dois presidentes finalizem o encontro com a assinatura de acordos entre Brasil e Bolívia.
No setor de infra-estrutura, os dois países devem chegar a um acordo para a construção de pontes e estradas na Bolívia, depois de o Brasil ter financiado tratores e implementos agrícolas. Em relação à compra de gás natural e derivados de petróleo, Lula e Morales devem discutir valores e formas de pagamento por esses produtos, além da participação da Petrobras no mercado interno boliviano.
Ainda na área de energia, serão discutidos investimentos da empresa brasileira na exploração e produção de gás na Bolívia e o memorando de entendimento com a estatal boliviana de petróleo e hidrocarbonetos, a YPBF, sobre estudos para a descoberta de novos campos de gás.
Após a realização de um jogo de futebol amador entre times locais de brasileiros e bolivianos, Lula segue ainda na segunda-feira (17) para Montevidéu, no Uruguai, onde vai participar da Reunião de Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados.
ABr