Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Movimentação política

Michelle Bolsonaro e Rosangela Moro podem disputar vaga ao Senado pelo Paraná

José Marcos Lopes - Especial para a Folha
16 mar 2024 às 11:18
- Isac Nóbrega/PR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A possibilidade de cassação do mandato do senador Sergio Moro (União Brasil-PR) abriu uma temporada de movimentações nos partidos que poderá trazer até a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) para disputar um cargo pelo Paraná. A mulher de Moro, a deputada federal Rosângela Moro (União Brasil-SP), também já ensaiou sua volta ao Estado para a disputa, depois de ter sido eleita por São Paulo.


O ex-juiz será julgado a partir de 1º de abril pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Se tiver o mandato cassado, a Justiça Eleitoral convocará uma eleição suplementar para definir o substituto de sua vaga.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A especulação a respeito da possível candidatura de Michelle Bolsonaro começou no fim do ano passado e seu nome chegou a aparecer em pelo menos duas pesquisas de intenção de voto. A ex-primeira-dama nunca confirmou a intenção de disputar a vaga pelo Paraná, mas é vista como grande trunfo eleitoral pelo PL desde que o ex-presidente Jair Bolsonaro foi declarado inelegível. Outras opções seriam ela disputar uma vaga no Senado pelo Distrito Federal, em 2026, ou a presidência da República.

Leia mais:

Imagem de destaque
Comemoração

Festa de 94 anos de Sarney reúne ministros e líderes do Congresso em Brasília

Imagem de destaque
CPI das Apostas

'Se não tiver prova, Textor será banido do futebol brasileiro', diz senador Jorge Kajuru

Imagem de destaque
Análise

Lei para banir TikTok nos EUA pode inspirar Brasil contra Musk, diz professor

Imagem de destaque
Empresa especializada

Não há evidências de manipulação no Brasileiro de 2023, diz Sportradar


Líderes do PL no Paraná não comentam o assunto, mas a indicação de que a possibilidade de candidatura de Michelle vem ganhando força foi dada na semana passada, quando o partido esteve próximo de filiar o ex-governador Beto Richa (PSDB) para a disputa pela prefeitura de Curitiba (Leia mais nesta edição). Ao descartarem a filiação do tucano, lideranças do PL afirmaram que o candidato do partido à prefeitura da capital será Paulo Eduardo Martins, ex-deputado federal que perdeu as eleições para o Senado em 2022.

Publicidade


Martins ficou em segundo lugar na eleição de 2022, com mais de 1,6 milhão de votos (29% do total), e seria o candidato natural da legenda para a nova disputa pelo Senado (uma das ações que poderá levar à cassação de Moro por abuso de poder econômico e caixa dois na pré-campanha de 2022 foi movida pelo PL). O ex-deputado teria o apoio do presidente nacional do PL, Waldemar da Costa Neto, e do governador Ratinho Júnior (PSD).


Realizada na quarta-feira (13), a reunião entre Beto Richa e o ex-presidente Jair Bolsonaro, em que foi discutida a possível entrada do tucano no PL, foi articulada pelo deputado federal Filipe Barros (PL-PR). No dia seguinte, Barros divulgou um vídeo em que comunicou seu apoio a Martins na corrida pela prefeitura da capital. “Deixo registrado meu apoio ao pré-candidato a prefeito do Paulo Martins. O PL precisa assumir esse protagonismo na eleição de Curitiba.”


SAIBA MAIS NA FOLHA DE LONDRINA.


Imagem
Michelle Bolsonaro e Rosangela Moro podem disputar vaga ao Senado
Saiba mais sobre as possíveis candidaturas ao Senado no Paraná e como isso pode influenciar a vida política e econômica do estado. Confira as fontes confiáveis e atualizadas.
Imagem
Produzida em Londrina, série 'Dramaturgias' estreia no Villa Rica neste sábado
A série de TV “Dramaturgias”, dirigida pelo cineasta Rodrigo Grota, chega à telona do cinema de rua mais antigo da cidade a partir deste sábado (16)
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade