25/02/21
PUBLICIDADE
Fraude a licitação

MP denuncia secretário de Saúde de Ratinho Jr. e mais 12 na Operação Casa de Papel

SESA
SESA


O MP (Ministério Público) do Paraná, por meio do Gepatria (Grupo Especializado na Proteção do Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa) ofereceu nesta segunda-feira (21) denúncia contra 13 pessoas investigadas na operação Casa de Papel.


Trata-se de um suposto esquema criminoso chefiado pelo empresário Marcelo Cernescu que usaria empresas de fachada e "laranjas" para cometer crimes contra administração pública em parceria com agentes públicos. Em um dos fatos, o MP aponta que o grupo criminoso firmou contrato fraudulento em 2013 com o Cisvir (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região), que era presidido pelo então prefeito de Apucarana, Beto Preto, que, desde 2018, é secretário de saúde do governo Ratinho Junior (PSD).

Conforme a denúncia, os indícios coletados na investigação indicam que, ao menos a partir de 2013 e até 2020, empresários teriam constituído organização criminosa com o propósito de praticar crimes contra a administração pública, especialmente fraudes em procedimentos licitatórios em municípios paranaenses, de forma reiterada, em benefício de empresas e particulares.

O Gepatria apurou que no caso do contrato do Cisvir, assinado por Beto Preto com a empresa R.A.D Serviços de Encaminhamento Papéis e Documentos Ltda. no valor de R$ 35 mil teria garantido favorecimento ilícito da empresa que prestava serviços administrativos e jurídicos. "

O aviso de publicação da licitação foi elaborado antes mesmo da emissão de parecer jurídico favorável a realização do certame o ato de homologação do processo de pregão declarando a empresa R.A.D. com vencedora foi realizado sem obedecer a existência de parecer jurídico prévio, viabilizando a contratação", apontou o MP. Beto preto e Joana D'Arc Previat (então diretora do Cisvir) foram denunciados por fraude à licitação .

LEIA MAIS: Fraudes ocorrem em 14 cidades e três câmaras municipais, aponta o Ministério Público
Guilherme Marconi - Grupo Folha
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Efeitos da pandemia

Empresários protestam por reparações de prejuízos causados por fechamentos

24 FEV 2021 às 18h55
Norte Pioneiro

Homem é detido em casa com plantação de maconha em Ribeirão do Pinhal

24 FEV 2021 às 17h29
Tesouro Nacional

Dívida pública sobe em janeiro e atinge R$ 5,06 trilhões

24 FEV 2021 às 15h43
Sanepar informa

Bairros de Londrina e Cambé terão abastecimento de água interrompido no próximo domingo (28)

24 FEV 2021 às 14h20
Oportunidades

Cooperativa de Cambé abre 40 vagas para auxiliar de produção

24 FEV 2021 às 14h05
Salmão lidera ranking

Maringá: Procon identifica diferença de até 158% em preço de pescados

24 FEV 2021 às 12h15
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados