Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Em votação na Câmara

MP tenta barrar projeto para suspender quarentena em Londrina

Luís Fernando Wiltemburg - Grupo Folha
04 mar 2021 às 14:48
- Devanir Parra/Divulgação/CML
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O promotor de Londrina Miguel Sogaiar tenta barrar na Justiça a tramitação do projeto de Decreto Legislativo de Jéssica Moreno, a Jessicão (PSL), que suspende em Londrina os efeitos do decreto do governador Ratinho Junior (PSD) que asseverou a quarentena em todo o Paraná, proibindo o exercício de atividades não-essenciais pelo período de uma semana.


O pedido de tutela antecipada foi protocolado no fim da manhã desta quinta-feira (4), mesmo dia em que a proposta da parlamentar deve ir a plenário em segunda discussão.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na petição, o promotor pede a suspensão da tramitação e a fixação de multa no valor de R$ 10 mil diários em caso de descumprimento.

Leia mais:

Imagem de destaque
Partida suspeita

CPI aprova convite a árbitros e presidentes do Tombense e do Londrina por jogo de 2023

Imagem de destaque
Reunião anual

É preciso engajar o jovem no debate político, diz presidente da CNBB

Imagem de destaque
Um ano de discussão

Proibição do uso de animais para tração de carroças em Londrina será votado na quinta

Imagem de destaque
Eleições

Google passará a vetar anúncio político em buscas e YouTube após regra eleitoral do TSE


Ao fazer o pedido, Sogaiar resgata o avanço de mortes provocados pela Covid-19, que bate sucessivos recordes desde a quinta-feira passada (25) - à exceção de sexta (26). - até esta quinta. Também ressalta o número de mortes e de sobrecarga nos leitos hospitalares em todo o Paraná e em Londrina, como justificativa para a manutenção da vigência do decreto de Ratinho.

Publicidade


Também sustenta que o projeto de decreto legislativo é inconstitucional. Apesar de ser calcado sobre o artigo 18 da Lei Orgânica do Município, que dá poderes ao Legislativo municipal para "sustar, por meio de decreto-legislativo, a eficácia dos atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegação legislativa”, o promotor argumenta que a prerrogativa "se limita aos atos normativos do Poder Executivo Municipal”.


A reportagem tentou contato por telefone e Whatsaspp com a vereadora antes do início da sessão ordinária da Câmara de Vereadores, que começa às 14h, mas não obteve retorno.

Publicidade


Leia a matéria completa na FOLHA


LEIA MAIS:


Deputado de Londrina quer proibir governador de impor fechamento de atividades comerciais

HU Londrina fecha Pronto-Socorro por 24 horas


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade