O ex-senador, ex-deputado e ex-prefeito de Guarapuava, Nivaldo Passos Krüger, morreu nesta quarta-feira (14), aos 94 anos. Com longa trajetória política, ele se consolidou desde a década de 1950 como importante liderança paranaense.
Nascido em Canoinhas (SC), Krüger assumiu, em 1958, o cargo de de vereador em Guarapuava. Na sequência, ficou à frente da Prefeitura em três oportunidades: de 1964 a 1969, de 1973 a 1976 e de 1983 a 1986. Também passou pelo Legislativo estadual e federal.
Em 18 de dezembro de 2002, como era primeiro suplente ao Senado, assumiu a vaga deixada por Roberto Requião, que havia sido eleito governador. Krüger foi um dos ícones do "MDB velho de guerra".
Leia mais:
Eleição de 2024 tem suspeita de fraude por transferência em massa de eleitores entre cidades
Câmara de Londrina marca nova audiência para debater o Código Ambiental
Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
O prefeito de Guarapuava, Celso Góes (Cidadania), decretou luto oficial de três dias e lamentou a morte do ex-senador. “Uma perda irreparável para Guarapuava. Nivaldo dedicou sua vida à nossa cidade, deixando um legado de realizações e amor pela comunidade", escreveu em suas redes sociais, pontuando que Krüger "é um exemplo de dedicação e serviço público".
O ex-deputado estadual e ex-prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho (PSDB), também enalteceu a trajetória política do ex-senador e, ainda, seu trabalho como poeta, historiador e fotógrafo.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: