Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Levantamento exclusivo

Nomes de rua e honrarias lideraram propostas dos vereadores de Londrina em 2022

Lucas Marcondes - Grupo Folha
16 jan 2023 às 12:58

Compartilhar notícia

- Gustavo Carneiro/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Dar nome a ruas, criar datas comemorativas e distribuir honrarias foram ações que ocuparam um espaço amplo na agenda da CML (Câmara Municipal de Londrina) ao longo de 2022. 


A constatação é fruto de um levantamento exclusivo feito pela FOLHA junto ao próprio Legislativo da cidade.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em um total de 194 projetos, 39 deles denominam locais públicos, 16 estabelecem comemorações no calendário oficial e outros 16 concedem títulos de homenagem a pessoas e instituições, somando 71 iniciativas apenas nesses quesitos. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Nesta segunda

Cotada para a Saúde, superintendente do HU entra na equipe de transição em Londrina

Imagem de destaque
Londrina

Belinati defende licitação para compra de uniformes e diz que a 'bola está com o TCE'

Imagem de destaque
Prisão especial de militares

Moraes autoriza transferência para Brasília de general e tenente-coronel presos por trama golpista

Imagem de destaque
Investimento na cultura

Núcleo empresarial de Londrina defende recursos para o Teatro Municipal


O recorte da pesquisa abarca todas as propostas protocoladas no último ano e que não foram retiradas de pauta — ou seja, seguem em tramitação ou se tornaram lei.

Publicidade


Se forem excluídas da conta as matérias enviadas pela Prefeitura de Londrina e consideradas exclusivamente as apresentadas pelos próprios parlamentares, esses três tipos de textos significam 56,8% do total de 125 encabeçados pelos vereadores em 2022.


SONIA GIMENEZ LIDERA

Publicidade


Ainda em relação ao último ano, entre os 19 membros da CML, 15 deles têm em tramitação ou aprovaram projetos de lei para dar nome a ruas e outros espaços públicos de Londrina. 


As exceções nesse caso foram Jessicão (PP), Mara Boca Aberta (Pros), Mestre Madureira (PP) e Roberto Fú (PDT). A vereadora com mais propostas nesse sentido é Professora Sonia Gimenez (PSB), com oito. Ela é a parlamentar que mais apresentou projetos no geral em 2022: foram 30, das quais 27 seguem tramitando ou já foram incorporadas à legislação local.

Publicidade


Segundo Gimenez, os pedidos para prestar homenagens — seja por meio do batismo de locais público ou da concessão de títulos de honraria — também vêm dos próprios moradores. 


“É função do vereador. Se eles [homenageados] merecem, não tem outro órgão que faça isso. A gente sabe que esse tipo de projeto é mais fácil de chegar ao Executivo para ser sancionado, mas não significa que a gente vá se debruçar nessas homenagens”, alegou a parlamentar.

Publicidade


Além disso, Sonia Gimenez está entre os vereadores com mais iniciativas que incluem datas no calendário oficial do município. 


São três encabeçadas por ela (“Semana de Conscientização sobre Fissura Labiopalatina”, “Dia em Memória às Vítimas de Acidentes de Trânsito” e “Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência”) e uma feita em coautoria com Deivid Wisley (Pros), que institui a “Semana e o Dia do Tatuador”. 


Para ela, essas ações servem para “dar visibilidade” para determinadas pautas e segmentos da sociedade.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo