Desde 2004, a Justiça Eleitoral vem incentivando, a cada eleição, a participação de mesários voluntários. Com o passar dos anos, o engajamento da população no processo eleitoral vem aumentado, mas em Londrina os números são surpreendentes. Nas eleições de 2022, que ocorrerão no próximo domingo (2), dos 4.656 mesários que atuarão nas quatro zonas eleitorais, 92% são voluntários.
“Temos 4.271 voluntários, o que representa um percentual muito alto. Para se ter uma ideia, no Estado esse número é de 50%. Vamos continuar trabalhando para aumentar ainda mais, até chegar o momento de termos somente voluntários. Inclusive, as pessoas podem continuar se inscrevendo para formarmos um banco de reserva”, comenta Maurício Boer, juiz da 41ª zona eleitoral, a maior do município, com 100.260 eleitores.
No Paraná, serão 100.460 mesários participantes, e em todo o País o número de convocados é de 1.823.553, sendo quase a metade (863.179) voluntários. Os dados são do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e mostram ainda a boa participação feminina, com 68%, a prevalência da faixa etária de 35 a 39 anos e grau de instrução de nível superior completo (36%).
Leia mais:
'Tenham orgulho da sua cidade', afirma Tiago Amaral, prefeito eleito de Londrina
‘Londrina é uma cidade impressionante’, diz prefeito Marcelo Belinati
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula
LEIA TAMBÉM: Número de mesários voluntários para as eleições é 93% maior em relação a 2018, diz TSE
Os mesários atuarão nas seções eleitorais do início ao fim da votação, conferindo a assinatura e documento dos eleitores e liberando a urna eletrônica para o voto. Cabe aos mesários, também, garantir o sigilo do voto e a tranquilidade no ambiente de votação.
CONTINUE LENDO: Trabalho como mesário rende benefícios no dia a dia