Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Dinheiro Público

Pires pede que população ajude a ficalizar municípios

Redação - Folha de Londrina
26 jul 2003 às 11:17
Continua depois da publicidade

O Controlador-Geral da União, Waldir Pires, disse hoje que é indispensável a participação da população no trabalho de fiscalizar o uso do dinheiro público pelos municípios. Segundo o ministro, os auditores da controladoria têm encontrado irregularidades na maioria das cidades fiscalizadas. A escolha dos municípios é feita por sorteio mensal na Caixa Econômica Federal.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

"Isso de desvios graves e corrupção está se repetindo em quase toda a parte, por isso que a participação da população é tão importante. É preciso ter organismos espontâneos da sociedade para saber quanto de recursos federais foi encaminhado para cada área municipal. Isso pode inibir a corrupção", disse o ministro, em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional.

Continua depois da publicidade


Waldir Pires disse que a controladoria tem levado cerca de 45 dias para encaminhar ao poder Judiciário as conclusões das fiscalizações feitas nos 50 municípios mensais sorteados. O sorteio é feito na presença de representantes da sociedade civil, da Ordem dos Advogados do Brasil, parlamentares, entre outros, "para ficar claro que não há apadrinhamento nem perseguição com ninguém", afirmou.


Segundo o ministro, o dinheiro público deve ser empregado em ações que beneficiem a população. "É essencial que acabe aquela história de que no governo o que existe é a política de 'aos amigos tudo, aos inimigos os rigores da lei', isso não é mais possível tolerar", disse.

Fonte: Agência Brasil


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade