Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
No PR e outros estados

Políticos articulam pressão para instalar novos TRFs

Redação Bonde
31 jul 2013 às 14:26
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Políticos paranaenses e de outros estados prometem, nesta quarta-feira (31) e quinta-feira (1) uma mobilização para que os novos Tribunais Regionais Federais (TRFs), entre eles o do Paraná, sejam liberados pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Deputados federais e governadores prometem pressionar setores do judiciário para que o TRF paranaense seja instalado, além dos políticos dos demais estados. O deputado federal André Vargas (PT-PR) articula as mobilizações, que contam com a participação do governador Beto Richa, além dos governadores da Bahia, Jacques Wagner, e de Minas Gerais, Antônio Anastasia.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Após a aprovação pelo Congresso Nacional em abril, o presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, acatou um pedido de Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) da Associação Nacional dos Procuradores Federais (ANPF) e suspendeu temporariamente a instalação dos TRFs até que o mérito da questão seja julgado.

Leia mais:

Imagem de destaque
Policial foi medicado

Morador de rua morde braço de policial após furtar supermercado em Londrina

Imagem de destaque
Combate ao desperdício

CCJ do Senado aprova redução de imposto para mercados doarem alimentos

Imagem de destaque
Na segunda-feira (21)

Câmara de Ibiporã debate Lei Orçamentária de 2025 em audiência pública

Imagem de destaque
Nesta quinta-feira (17)

Vereadores de Londrina votam parecer sobre uso e ocupação do solo


Com a presença dos governadores e a pressão das bancadas paranaense, baiana e mineira, os políticos pretendem fazer com que o STF julgue o quanto antes a questão dos tribunais. Ao todo, quatro novos TRFs foram aprovados: no Paraná, em Minas Gerais, na Bahia e no Amazonas.


Nesta quarta-feira, Richa, em reunião com Vargas no Palácio Iguaçu, determinou que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) tome as medidas necessárias constitucionais para que o tribunal seja implantado no Paraná. O senador Sérgio Souza (PMDB) também participou do encontro.

O procurador geral do estado do Paraná, Julio Cesar Zem Cardozo, disse que a PGE deve entrar com outra Adin com elementos que fundamentem uma decisão mais acertada sobre a matéria. "O argumento é que a Associação dos Procuradores Federais não tem legitimidade para propor a ADIN, porque não há pertinência temática entre a PEC que criou os TRF e a entidade", disse.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo