Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Duplo expediente

Prefeito e secretário de Saúde acatam recomendação do MP

Edson Ferreira - Grupo Folha
16 jan 2017 às 18:31

Compartilhar notícia

- Arquivo FOLHA
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), e o secretário municipal de Saúde, Luiz Soares Koury, cumpriram a recomendação da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público e Koury passará trabalhar em tempo integral, conforme exige a lei federal 8.080/1990, que regulamenta o Sistema Único de Saúde (SUS). Desde que foi contratado, o secretário dava expediente pela manhã e, à tarde, atendia pacientes em seu consultório particular. A recomendação, assinada pelo promotor Renato de Lima Castro, foi encaminhada na última quarta-feira (11).

O procurador-geral do município, João Luiz Esteves, disse que a "lei do SUS é clara" ao exigir o trabalho em tempo integral de quem ocupa cargo de chefia, direção ou assessoramento. Questionado se Koury passaria a dar expediente pela manhã e à tarde, o procurador afirmou que "será no horário de funcionamento do órgão". No site da prefeitura, consta que o horário de atendimento da Secretaria de Saúde é das 8 às 18 horas. Em todos os demais órgãos da administração direta, o horário de expediente é das 12 às 18 horas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em entrevista ao Grupo Folha, Koury confirmou que permanecerá à frente da Secretaria de Saúde e disse que na resposta à recomendação – que em caso de descumprimento previa a possibilidade de ação por improbidade administrativa – o município pediu orientação sobre o cumprimento da recomendação administrativa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Empresa pediu aditivo

Reforma da Câmara Municipal de Londrina deverá ser entregue somente em 2025

Imagem de destaque
Nesta quarta

Comissão da Câmara retoma projeto que prevê voto impresso e recontagem física

Imagem de destaque
Apelo pela paz

ONU aprova conferência para discutir criação de Estado palestino

Imagem de destaque
Entenda

Argentina anuncia reforma migratória que pode afetar brasileiros no país


Koury afirmou que "a lei será cumprida, como sempre fiz, mas esperamos agora um retorno do promotor para saber qual é o horário que eu devo cumprir, se é o horário de expediente da Secretaria, se é o horário dos postos de saúde, ou das UPAs". De acordo com ele, a lei não fala em dedicação exclusiva no cargo de secretário, "então qual é a interpretação que devemos dar a essa dedicação integral", questionou. "Na condição de homem público, tenho consciência que devo prestar contas e posso te dizer que a recomendação será acatada."

O médico pretende tirar férias da sua clínica a partir da semana que vem, para se dedicar apenas à pasta, enquanto aguarda a resposta do Ministério Público (MP).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo