A Prefeitura de Londrina realizou, na noite de ontem (10), mais uma audiência pública na região oeste da cidade, dando sequência aos debates para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) referente ao período de 2018 a 2021. Estiveram presentes representantes de órgãos e entidades locais, lideranças comunitárias e moradores da região, além de secretários e servidores municipais. O encontro foi realizado na Escola Municipal Nina Gardemann, localizada no Jardim Tóquio.
A população registrou suas reivindicações e solicitações ao Município e dez pessoas puderam se manifestar diante da mesa de autoridades para apresentar as principais necessidades de seus bairros. Nesse encontro os apontamentos foram voltados principalmente a questões relacionadas a áreas de segurança, iluminação pública, saúde, asfalto e sinalização de trânsito. Também houve pedidos para a revitalização de áreas de lazer e espaços públicos como praças e academias ao ar livre e solicitações de serviços de capina e roçagem.
O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Edson de Souza, ressaltou a importância do envolvimento da comunidade em todas as regiões de Londrina que já receberam a audiência pública até o momento. Este foi o sétimo evento realizado em 2017 para debater o PPA. "As reivindicações, principalmente nos bairros mais carentes, giram em torno das políticas públicas para melhorias nos serviços básicos de saúde, vagas em escolas, assistência social e prestação de serviços, entre outras demandas", destacou.
Leia mais:
Eleição de 2024 tem suspeita de fraude por transferência em massa de eleitores entre cidades
Câmara de Londrina marca nova audiência para debater o Código Ambiental
Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
Souza disse ainda que a comunidade precisa da presença do poder público e uma das prioridades da atual gestão é ouvir o que as pessoas querem do Município para priorizar, na medida do possível, esses atendimentos. "Mesmo diante das dificuldades, o acolhimento da população à comitiva da Prefeitura nas audiências tem sido muito bom, com uma participação feita de forma ordeira e organizada", contou.
Plano Diretor - Para reforçar a importância do Plano Diretor Participativo junto à comunidade, a abertura da audiência pública teve uma apresentação sobre este instrumento feita por uma equipe do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul). O Plano Diretor deverá ser atualizado até o ano de 2018 com a participação da população. O PPA também foi abordado com uma breve apresentação contendo seus pontos principais.
Formulários – Em todas as audiências públicas realizadas em 2017 para discutir a elaboração do PPA foram distribuídos formulários impressos a todas as pessoas interessadas em registrar suas reclamações e solicitações. A Prefeitura irá analisar as reivindicações e assuntos debatidos nos encontros para organizar o Plano e viabilizar as ações a serem desenvolvidas entre 2018 e 2021.
O formulário também está disponível online, pelo link https://goo.gl/nkz7D9 , para que a população possa continuar enviando as sugestões referentes ao seu bairro.
Próximo encontro – Nesta quarta-feira (12) haverá mais uma edição da audiência pública do PPA. Desta vez, a região norte receberá o primeiro encontro para debater o assunto, que será realizado no Conjunto Habitacional Sebastião de Melo César, na Escola Municipal Senador Gaspar Velloso, localizada na Rua Aliomar Baleeiro, 175.
Estão convidados para participar da audiência moradores dos bairros Heimtal, Aquiles Stenghel, Farid Libos, Itália Furlatti Chouquinho, Jácomo Violin, João Paz, José Belinati, Luiz de Sá, Maria Cecília, Milton Gavetti, Novo Amparo, Nubar Bogossian, Sebastião de Mello Cesar, Semiramis de Barros Braga, Maria Cristina, São Jorge, Santa Olímpia, São Francisco, São João, São José, Aliança, Belém, Campos Verdes, Catuaí, Dom Vicente, Jardim dos Campos, Itaparica, Itapoá, Lago Norte, Luiz Meneghel, Moema, Novo Horizonte, Novo Horizonte II, Pacaembu II, Primavera, Progresso, Roma, Santa Mônica, Strass, Tropical, Tropical C, Nasri Buassi, Pacaembú, Portal Norte, Residencial Garden Park Residence, Residencial Ouro Verde, Residencial Portal de Itamarca, Residencial Quadra Norte, Sítio Benção, Sítio Canziani, Sítio Castelo Branco, Sítio Mãe de Deus, Sítio Nossa Senhora Aparecida, Sítio Santa Terezinha, Sítio São José, Sítio Santa Gertrudes, Sítio Yuyama e Warta.