Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Nesta quinta

Projeto que flexibiliza lei Cidade Limpa é aprovado pela Câmara de Londrina

Guilherme Marconi - Grupo Folha
14 jul 2022 às 20:18
- Guilherme Marconi/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Após idas e vindas, a Câmara Municipal de Londrina aprovou em primeiro turno nesta quinta-feira (14) o projeto de lei que mexe na Cidade Limpa, legislação que faz a ordenação dos anúncios publicitários no município. A proposta, enviada pela atual gestão Marcelo Belinati (PP), faz a primeira grande mudança na lei criada em 2010 na administração do então prefeito Barbosa Neto (PDT) que, à época, foi considerado um marco no ordenamento urbano após reduzir drasticamente a poluição visual na cidade. 


A matéria aprovada em primeiro turno volta a ser discutida em segundo turno até 15 de agosto, após o recesso parlamentar que será de duas semanas a partir desta quinta. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Esse projeto que altera a Cidade Limpa já havia sido aprovado em 5 de abril deste ano em primeiro turno, mas por conta de problemas de tramitação nas comissões, a decisão foi anulada e o tema passou por um debate em audiência pública em junho.  

Leia mais:

Imagem de destaque
Pode haver concorrência interna

Eleições 2024: pré-candidato à Prefeitura de Londrina, Turini se filia ao MDB

Imagem de destaque
Ilegalidade

Polícia investiga deputado estadual por 'operação policial' sem autorização em Curitiba

Imagem de destaque
Suspeitos presos

O que se sabe até agora sobre a morte de Marielle Franco

Imagem de destaque
STF

Moraes dá 48 horas para Bolsonaro explicar hospedagem em embaixada


Entretanto, os vereadores mantiveram consenso sobre o mérito, acatando apelo da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina). A matéria foi aprovada na sessão desta quinta por ampla maioria, com 18 votos favoráveis e apenas uma abstenção, da vereadora Lenir de Assis (PT). 

Publicidade


DIVERGÊNCIAS


O principal ponto de discussão foi o artigo 19 do projeto de lei que prevê a regulamentação dos anúncios publicitários e as condições de sua veiculação no mobiliário urbano, que serão definidas em regulamento próprio, feito pelo Executivo. Entretanto, os vereadores questionaram que o texto poderia dar mais poderes ao Executivo de mexer nas regras da lei recém-flexibilizada. 

Publicidade


A vereadora Jessica Ramos Moreno, a Jessicão (PP), explica que a ideia é suprimir ou reformular esse artigo antes de aprovação definitiva do tema em segundo turno. "Esse artigo tira todo o poder da Câmara de legislar sobre o tema e deixa nas mãos do Executivo. O gestor poderá alterá-lo de tempo em tempo para agradar ou não a algum empresário, sem consultar os vereadores. Acreditamos que a população precisa ser sempre consultada sobre qualquer alteração na Lei Cidade Limpa."


Líder do prefeito na Casa, o vereador Fernando Madureira (PP) diz que o debate ainda está aberto para emendas. "Já encaminhei uma mensagem para a CMTU [Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização] para a gente tentar melhorar esse artigo por conta da interpretação que foi feita para deixar um texto claro". Segundo ele, a prefeitura não irá ampliar o número de espaços de outdoors, por exemplo, à revelia do texto da lei. "A ideia é só regulamentar e melhorar para que o comerciante consiga mais espaços na cidade para divulgar o seu negócio." 


LEIA A MATÉRIA COMPLETA NA FOLHA

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade