Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Investigação

PSDB pede apuração de denúncia de suborno na Petrobras

Agência Estado
13 fev 2014 às 21:01

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O PSDB na Câmara dos Deputados protocolou nesta quinta-feira (13) uma representação na Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo investigação da denúncia de pagamento de suborno pela SBM Offshore a empresas de diversos países, entre os quais o Brasil. A SBM Offshores é uma companhia holandesa que aluga plataformas flutuantes a petrolíferas, entre elas a Petrobras.

"Há uma investigação em curso em vários países com as quais a empresa holandesa tem ou teve contratos e é necessário que a Justiça brasileira também apure se houve pagamento de suborno envolvendo a Petrobras. É o que se espera depois da divulgação desse caso", disse, em nota, o líder tucano na Câmara, deputado Antonio Imbassahy (BA), que também protocolou requerimentos pedindo informações aos ministérios da Justiça e de Minas e Energia.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Nesta quinta, o jornal Valor Econômico publicou que a SBM Offshore está sendo investigada por autoridades da Holanda, Inglaterra e dos Estados Unidos desde 2012. Segundo um ex-funcionário, a companhia holandesa teria pago US$ 250 milhões em subornos, sendo que US$ 139 milhões teriam sido direcionados a intermediários e funcionários da Petrobras. O objetivo desses pagamentos seria conseguir contratos com a petroleira brasileira.

Leia mais:

Imagem de destaque
Drenagem de emergência

'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula

Imagem de destaque
Compra de votos

Eleição de 2024 tem suspeita de fraude por transferência em massa de eleitores entre cidades

Imagem de destaque
Em 19 de dezembro

Câmara de Londrina marca nova audiência para debater o Código Ambiental

Imagem de destaque
Eleições de 2026

Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil


Na representação na PGR, Antonio Imbassahy alega que há "fortes indícios" de que a SBM pode ter pago propina a funcionários da Petrobras. O tucano diz ainda que isso pode ter causado prejuízos à União Federal, ao Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e aos acionistas da estatal.

"Os governos Lula e Dilma deixaram a Petrobras, símbolo do empreendedorismo do país, numa situação até então inimaginável: é a empresa não financeira mais endividada do mundo, com seu valor de mercado cada vez menor, e com a produção em queda. Essa é uma denúncia que precisa ser investigada", conclui o líder tucano, em nota divulgada nesta quinta.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo