O diretório estadual do PT divulgou o resultado oficial do primeiro turno de sua eleição direta. A participação foi baixa: apenas cerca de 10 mil dos 40 mil eleitores esperados compareceram às urnas. O vereador londrinense André Vargas ficou em primeiro lugar com 3.282 votos.
Vargas, da chapa Unidade na Luta, disputará o segundo turno, marcado para 7 de outubro, com o deputado federal Padre Roque Zimmermann, da chapa Movimento PT, que fez 2.604 votos. Ambos disputam a preferência do terceiro colocado, Jorge Sonda, que teve 2.282 votos.
Atrás de Sonda ficaram os candidatos Márcio Pessati (1.170 votos), Gilberto Pucca (198 votos) e Anísio Homem (135 votos). O deputado federal paulista José Dirceu, confirmado para mais um mandato como presidente do diretório nacional do partido, foi o mais votado no Estado. Dirceu, da chapa Unidade na Luta, a mesma de André Vargas, registrou 5.975 votos no Estado. Em segundo ficou o ex-prefeito de Porto alegre Raul Pont, com 1.993 votos.
Leia mais:
Eleição de 2024 tem suspeita de fraude por transferência em massa de eleitores entre cidades
Câmara de Londrina marca nova audiência para debater o Código Ambiental
Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
A conclusão da apuração ocorreu um dia depois do previsto. De acordo com informações da comissão eleitoral, o atraso foi causado pela demora na remessa dos números. A eleição direta foi realizada em 177 municípios. Muitos remeteram as informações pelo correio, o que teria estendido o trabalho de totalização dos votos. A comissão deverá conhecer nesta sexta-feira o número de pedidos de recontagem de votos, impugnações e denúncias de irregularidades.
O índice de votos válidos superou a casa dos 90%. Do total de 10.319 votos computados, foram registrados apenas 402 votos nulos e outros 245 votos em branco. A composição das 49 vagas que formam a executiva estadual só será conhecida nesta sexta-feira.