Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Começa no sábado

PT prepara série de atos antes do julgamento de Lula pelo TRF-4

Agência Estado
08 jan 2018 às 19:58
- Filipe Araujo
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O PT, em conjunto com a Frente Brasil Popular, deve realizar uma série de manifestações em Porto Alegre e em outras cidades do Brasil para se preparar para o julgamento em segunda instância do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo Tribunal Federal da 4ª região (TRF-4), no próximo dia 24.

O pontapé inicial será dado neste sábado (13), com uma série de atos em todos os Estados do Brasil. Eventos menores organizados por movimentos sociais como o MST e a CUT devem se seguir nos dias posteriores até o dia 23, véspera do julgamento, quando a capital gaúcha deve receber um dia inteiro de atividades.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Pela manhã, está previsto um ato de Mulheres em apoio a Lula, que se seguirá a um ato internacional em conjunto com uma atividade do Fórum Social Mundial. Depois, acontece uma passeata e uma vigília da militância que se estende ao dia 24, em frente ao prédio do TRF-4.

Leia mais:

Imagem de destaque
Partida suspeita

CPI aprova convite a árbitros e presidentes do Tombense e do Londrina por jogo de 2023

Imagem de destaque
Reunião anual

É preciso engajar o jovem no debate político, diz presidente da CNBB

Imagem de destaque
Um ano de discussão

Proibição do uso de animais para tração de carroças em Londrina será votado na quinta

Imagem de destaque
Eleições

Google passará a vetar anúncio político em buscas e YouTube após regra eleitoral do TSE


A presença do ex-presidente em Porto Alegre ainda não está confirmada. Os advogados de Lula pediram para que ele seja novamente ouvido durante o julgamento, mas os desembargadores ainda não se pronunciaram sobre a possibilidade. Outros dirigentes petistas, entre eles a presidente da sigla, Gleisi Hoffman, e a ex-presidente Dilma Rousseff, devem comparecer ao ato do dia 23.

Publicidade


Também confirmaram presença nas manifestações a pré-candidata do PCdoB à presidência, Manuela D'Ávila, e o líder do MTST, Guilherme Boulos, que tem convite do PSOL para concorrer ao Planalto pelo partido. Representantes de movimentos sociais internacionais também marcarão presença. A ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner foi convidada para a atividade da véspera, mas sua presença ainda não foi confirmada.


No dia 24, além da vigília em frente ao TRF-4, estão programados novos atos públicos em outras cidades brasileiras. Em São Paulo, a manifestação deve acontecer na Avenida Paulista. Após o julgamento, os dirigentes devem se reunir novamente para decidir os próximos passos da mobilização. Um dos projetos já confirmados é o de uma nova caravana de Lula, desta vez pelos três Estados da região Sul. As datas e o itinerário, no entanto, ainda não estão fechados.


Lula foi condenado, em primeira instância, a 9 anos e 6 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no caso do triplex do Guarujá. No dia 24, os três desembargadores do TRF-4 vão julgar a apelação apresentada pela defesa do petista. Caso a condenação seja confirmada, Lula pode ser considerado inelegível pela Lei da Ficha Limpa.

Para pressionar as autoridades do Judiciário, o PT convocou a militância para acampar em Porto Alegre às vésperas do julgamento. Sindicatos, movimentos sem terra e outras organizações sociais devem começar a chegar à capital do Rio Grande do Sul a partir do dia 20. Para ajudar a custear o transporte, o partido organizou uma campanha de crowdfunding na internet, que até o momento arrecadou cerca de R$ 80 mil.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade