Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Reforma de secretarias não mexe na Assembléia

Rubens Burigo Neto - Folha do Paraná
09 nov 2000 às 11:37

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A indicação de um ou mais deputados estaduais para ocupar secretarias de Estado não deverá influenciar na eleição do próximo presidente da Assembléia Legislativa do Paraná. A análise é unânime entre os deputados da base governista. "A indicação de parlamentares vai apenas melhorar o poder de articulação do governador com o Legislativo", argumenta Valdir Rossoni (PTB), líder do governo na Assembléia e um dos nomes cotados para assumir a chefia da Casa Civil.

"Não serei e nem fui convidado para isso", repetiu Rosssoni sobre uma possível indicação para a pasta de maior atuação política entre as atuais 29 secretarias da gestão de Jaime Lerner (PFL). O líder do governo voltou a afirmar - como tem feito o presidente do Legislativo, Nelson Justus, também do PTB - que o goverandor "tem que pensar em sua base de sustentação".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Hoje (quarta) não falei com o governador, mas já levei a ele o quadro político da Assembléia. Estamos numa situação delicada", afirmou Rossoni, numa crítica sutil ao relacionamento que o Palácio Iguaçu vem mantendo com os deputados estaduais. O deputado petebista confirmou que todos os parlamentares estão vivendo um "momento de espera" pela definição da nova equipe do governador. "Estou numa situação delicada" - repetiu - "porque, do pouco que sei, por questões de ética não posso falar nada."

Leia mais:

Imagem de destaque
Aniversário de Londrina

Câmara de Londrina faz entrega simbólica de reforma da sede oficial

Imagem de destaque
Medida poderia prejudicar estudantes

TCE revoga cautelar que suspendia licitação para compra de uniformes em Londrina

Imagem de destaque
Menção honrosa

Lidia Maejima é homenageada pela Assembleia Legislativa do Paraná

Imagem de destaque
Leia o Substitutivo

Câmara de Mandaguari discute Projeto de Emenda à Lei Orgânica


Rossoni afirmou que "todo mundo quer" que Lerner reduza o número de secretarias. O primeiro-secretário do Poder Legislativo, Hermas Brandão (PTB), também diz que a única "certeza" é a de que o enxugamento da máquina vai acontecer. Hermas também não acredita que a reformulação do secretariado vá influenciar na eleição do próximo presidente da Assembléia. Rossoni e Hermas devem fazer uma das mais disputadas eleições para o cargo, em fevereiro do ano que vem.

O líder do PTB, deputado Ademar Traiano, confirmou que o partido vai "brigar por espaço" no novo secretariado. Atualmente o PTB tem quatro secretários - Leonel Poloni, na agricultura; José Tavares, na Segurança; Augusto Canto Neto, na Obras Públicas; e Eduardo Sciarra, na Indústria e Comércio. "Todos sem mandato. Vamos buscar espaço para levar um deputado à uma das secretarias", avisa Traiano. Nem precisava. É dada como certa a nomeação do presidente da Comissão de Orçamento, César Silvestri (PTB), para a secretaria dos Transportes.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo