Os ataques de José Serra a outros candidatos contribuíram para aumentar o número de eleitores que dizem que jamais votariam no tucano. O índice passou de 32% para 40% na pesquisa do Ibope divulgada nesta sexta-feira, a maior taxa de rejeição entre os presidenciáveis. A rejeição ao petista Luiz Inácio Lula da Silva caiu de 34% para 28% e é a menor de todos os candidatos.
Considerada alta por analistas políticos, a rejeição a Serra coloca dúvidas quanto à capacidade do tucano chegar ao segundo turno com chances de derrotar Lula. Ao mesmo tempo, dá esperanças aos adversários Ciro Gomes (PPS) e Anthony Garotinho (PSB) de conquistar a parcela do eleitorado indecisa e disputar com Lula a decisão da eleição, se o petista não crescer mais e vencer já no primeiro turno.
Ciro e Garotinho estão cinco pontos abaixo de Serra na pesquisa do Ibope, mas seus índices de rejeição não são tão grandes quanto o do tucano, o que lhes dá mais chances de crescer entre os eleitores indecisos. José Serra continuou com 19% das intenções de voto na pesquisa, enquanto Ciro e Garotinho subiram e estão empatados com 14%. Lula oscilou de 41% para 39%.