O senador Roberto Requião (PMDB-PR) afirmou nesta quarta-feira (14) que está à disposição de todos os partidos políticos representados no Senado para assinar pedidos de criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). O senador disse apoiar investigações sobre possíveis irregularidades cometidas no âmbito do governo federal, sejam essas irregularidades atuais ou passadas. Ele argumenta que fiscalização e controle do Poder Executivo são obrigações constitucionais do Parlamento.
"Quero me colocar à disposição dos parlamentares e dos partidos que atuam no Senado para subscrever CPIs que digam respeito ao livro do Amaury Ribeiro, A Privataria Tucana, e quero também me colocar à disposição dos membros da oposição para subscrever, se assim entenderem, uma CPI sobre a consultoria do ministro [Fernando] Pimentel", declarou Requião para dar exemplos concretos de seu posicionamento.
Na opinião do senador, o Congresso Nacional pode investigar "tudo que no governo estiver opaco" ou "que permanece na escuridão".