O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse há pouco, ao deixar a reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros da área econômica, no Palácio do Planalto, que o encontro foi realizado para unificar o discurso do Governo sobre a Área de Livre Comércio das Américas (Alca), que será discutida durante a visita do secretário do Comércio Exterior Americano, Robert Zoellick, a partir de terça-feira, em Brasília.
"A orientação específica que o presidente deu é que os ministros devem falar com uma voz única e que não deve haver ambigüidades sobre a base geral da negociação", afirmou Amorim.
O ministro disse que o Brasil pretende negociar a ampliação do acesso aos mercados. "Nos interessa uma negociação centrada em acesso a mercados e que as barreiras aos nossos produtos industriais e agrícolas sejam removidas, barreiras tarifárias e não-tarifárias", destacou.
Leia mais:
Eleição de 2024 tem suspeita de fraude por transferência em massa de eleitores entre cidades
Câmara de Londrina marca nova audiência para debater o Código Ambiental
Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
Participaram da reunião os ministros da Casa Civil, José Dirceu, da Fazenda, Antônio Palocci, do Planejamento, Orçamento e Gestão, Guido Mantega, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, do Meio Ambiente, Marina Silva, da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, e da Agricultura, Roberto Rodrigues.