Uma enquete realizada pelo Portal Bonde entre os dias primeiro e oito deste mês perguntou aos internautas se o novo prefeito de Londrina, José Joaquim Ribeiro (PSC), fará uma boa administração à frente do Executivo Municipal.
Nos oito dias, 1.833 pessoas participaram da pesquisa. Um total de 1.136 leitores (62%) responderam que não acreditam que Ribeiro vai fazer uma boa gestão.
Os outros 697 internautas que responderam a enquete - ou 38% do total - disseram que esperam por uma boa administração além das expectativas por parte do novo prefeito.
Leia mais:
Cotada para a Saúde, superintendente do HU entra na equipe de transição em Londrina
Belinati defende licitação para compra de uniformes e diz que a 'bola está com o TCE'
Moraes autoriza transferência para Brasília de general e tenente-coronel presos por trama golpista
Núcleo empresarial de Londrina defende recursos para o Teatro Municipal
Na avaliação do professor de Ética e Filosofia Política da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Elve Cenci, o pessimismo demonstrado pela população na pesquisa pode ter relação ao fato de Ribeiro estar parcialmente 'vinculado' ao prefeito cassado Barbosa Neto (PDT). "Ele foi vice de Barbosa nas últimas eleições e, apesar do 'racha' registrado no meio da administração pedetista, o eleitor ainda o vê ligado ao ex-prefeito", argumentou.
É por isso que, de acordo com o professor, José Joaquim Ribeiro optou por exonerar grande partes dos secretários municipais 'bancados' pela administração passada. "Fazendo isso, o novo prefeito mostra à população que não tem nenhum tipo de ligação com Barbosa Neto. Ele mandou embora os membros do alto escalão que sempre ficaram do lado do pedetista, até mesmo durante a cassação, e trouxe de volta secretários que haviam sido exonerados durante a última gestão justamente por terem mostrado uma certa independência", destacou. "É claro que alguns conseguiram se manter nos cargos por apresentar perfis mais técnicos, mas foram poucos", completou.
Outro ponto que pode ter influenciado o resultado da pesquisa, de acordo com Cenci, é a indignação do eleitor com a série de escândalos vista em Londrina nos últimos 12 anos. "Foram dois prefeitos cassados, vereadores presos, problemas não resolvidos. O londrinense está cansado e isso reflete pessimismo", avaliou. "Você tem uma sucessão de situações complicadas. O Ministério Público e a Câmara investigaram as áreas de Saúde e de Educação, mas os problemas de gestão, aparentemente, continuam os mesmos. Dá uma sensação de que a política não tem saída e nem solução", ressaltou.
O fato de Ribeiro ter demonstrado discrição desde quando assumiu a prefeitura, na visão do professor, também o prejudica com a população. "Ele disse que vai fazer uma gestão técnica, mas não detalha o plano de trabalho. Não há expectativa de que os problemas mais sérios serão resolvidos. Serão cinco meses provisórios, sem enfrentamento. Houve uma queda na arrecadação de impostos. Isso faz com que a prefeitura não tenha expectativa de novos investimentos. O novo prefeito dá a entender de que vai trabalhar com o que tem, apagando incêndios", concluiu Elve Cenci.