Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Moção de apoio

Richa apoia movimento do Ministério Público contra PEC 37

Agência Estadual de Notícias
09 abr 2013 às 19:07

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O governador Beto Richa assinou nesta terça-feira (9) moção de apoio ao Ministério Público do Paraná (MPPR) contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) número 37, que pretende tirar o poder de investigação criminal dos MPs estaduais e federal. A assinatura ocorreu no gabinete do governador, no Palácio Iguaçu, com a presença do procurador-geral do MP-PR, Gilberto Giacoia.

"Apoiamos integralmente as ações do Ministério Público, pela sua importância para a garantia da cidadania e busca pela Justiça. Não compactuamos com nenhum desvio de conduta. O braço investigativo do MP nos ajuda nessa fiscalização", afirmou Beto Richa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O Governo do Estado cede policiais civis e militares, que compõem o Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), do MP-PR. Também assinaram a moção a secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa e a secretária estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes.

Leia mais:

Imagem de destaque
Marco Civil da Internet

STF retoma julgamento que pode punir redes sociais por conteúdos de usuários

Imagem de destaque
Nova proposta

Entenda o caminho do pacote de corte de gastos no Congresso

Imagem de destaque
Efeito suspensivo

TikTok entra com recurso e adia decisão sobre obrigatoriedade de cadastro

Imagem de destaque
Regime de urgência

Projeto que altera licenciamento ambiental no Paraná recebe 47 emendas na Alep


De acordo com Giacoia, se aprovada, a PEC praticamente inviabilizará investigações contra o crime organizado, desvio de verbas, corrupção, abusos cometidos por agentes do Estado e violações de direitos humanos. "A assinatura do governador representa a determinação política que nós, no Paraná, estamos coesos na luta contra a impunidade, buscando conjuntamente um futuro melhor para o nosso povo", disse o procurador.

Publicidade


A proposta deve ser votada pelo plenário da Câmara dos Deputados em breve. A proposta de emenda – conhecida como PEC da Impunidade – vai modificar a constituição brasileira. Segundo informações do MP, apenas três países vedam a investigação do órgão: Quênia, Indonésia e Uganda.


Acompanhou a reunião o presidente da Associação Paranaense do Ministério Público, Wanderlei Carvalho da Silva. Algumas autoridades paranaenses que também já assinaram moções contrárias à lei são: senador Alvaro Dias; deputados federais Osmar Serraglio e Eduardo Sciarra; deputado estadual Ney Leprevost; Dom Moacyr José Vitti, arcebispo metropolitano de Curitiba; Sindicato dos Policiais Federais no Estado do Paraná; Federação da Agricultura do Estado do Paraná.


MOVIMENTO – O movimento "Diga Não à PEC 37" é nacional. Em todos os estados, os Ministérios Públicos estaduais realizam mobilizações recolhendo assinaturas e moções contrárias a emenda. A campanha também recolhe assinaturas eletrônicas pelo site www.mp.pr.gov.br. Até esta terça-feira a petição havia recebido cerca de 88 mil assinaturas.

Em 12 de abril, haverá mobilizações nas capitais do país. Em Curitiba, o evento será às 10 horas da manhã, na sede do Ministério Público do Paraná. No dia 24 de abril, a mobilização será feita no Distrito Federal.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo