Após as renúncias dos vereadores Rodrigo Gouvêa (PTC) e José Roque Neto (PR), Sandra Graça (PP) e Antenor Ribeiro (PSC) foram sorteados para integrar a Comissão Processante da Centronic, ao lado do vereador Roberto Kanashiro (PSDB). Os três vereadores fazem parte da bancada oposicionista ao prefeito Barbosa Neto (PDT).
A CP terá 90 dias para investigar os fatos apresentados pela CEI da Centronic, que levantou a suspeita que dois vigilantes trabalhavam na rádio do prefeito e eram pagos com dinheiro público.
A Comissão Processante, que tem cinco dias para iniciar o trabalho, será formada por Roberto Kanashiro, que será o presidente, Sandra Graça na função de relatora e Antenor Ribeiro, como membro da CP.
Leia mais:
Eleição de 2024 tem suspeita de fraude por transferência em massa de eleitores entre cidades
Câmara de Londrina marca nova audiência para debater o Código Ambiental
Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
No início da sessão, Gouvêa apresentou requerimento renunciando o cargo, como adiantou na manhã desta quarta-feira (2). A mãe do vereador é secretária do Idoso na gestão Barbosa Neto.
Antes do sorteio, Roque Neto também renunciou. Ele foi prefeito interino do município de janeiro até abril de 2009, quando regularizou pagamentos da empresa de vigilância envolvida na investigação.
O vereador Marcelo Belinati (PP) foi o primeiro nome sorteado, mas alegou que é pré-candidato à prefeito de Londrina, o que pode "contaminar" o processo de investigação, principalmente após a homologação das candidaturas. O argumento recebeu o apoio da Procuradoria da Casa, que sugeriu a renúncia antes do início da apuração.
Ele também apresentou requerimento renunciando a vaga na CP. Como Sandra Graça foi o segundo nome sorteado, ela assumiu no lugar do vereador do mesmo partido. Os dois integrantes do PP não poderiam compor a comissão juntos.
Além disso, Sebastião dos Metalúrgicos ainda foi sorteado, mas também renunciou a função. O vereador é filiado ao mesmo partido do prefeito Barbosa Neto. O quinto e último nome sorteado foi o de Antenor Ribeiro, que assumiu, recentemente, a vaga no Legislativo após a morte do pastor Renato Lemes.