Está em tramitação na Câmara Municipal de Londrina que cria gratificação de R$ 450 para 50 funcionários da Secretaria de Fazenda e para 15 da Secretaria de Obras, com objetivo de melhorar o atendimento ao público, segundo consta da justificativa do prefeito Homero Barbosa Neto (PDT) no projeto de lei.
A Gaafo (Gratificação por Atividade de Atendimento Fazendário e Obras na Secretaria Municipal de Fazenda e Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação) não se incorpora ao salário do servidor para nenhum fim. Servidores licenciados do atendimento por qualquer motivo não fazem jus ao incentivo.
Segundo o projeto de lei, esses servidores atendem cerca de 650 pessoas por dia, número que pode dobrar quando as secretarias de Fazenda e Obras realizam ações específicas. "Este atendimento tem o importante papel de arrecadar os tributos, taxas de serviços e gerar a principal receita de que necessita", anota o prefeito na justificativa, acrescentando que os baixos salários desestimulam os funcionários.
Leia mais:
Câmara de Mandaguari discute Projeto de Emenda à Lei Orgânica
Câmara recebe sede oficial reformada no dia do aniversário de Londrina
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
'Tenham orgulho da sua cidade', afirma Tiago Amaral, prefeito eleito de Londrina
"Os atendimentos que ocorrem nas Praças de Atendimento geram um alto nível de "stress" nos servidores que lá atuam, que, somados ao salário baixo e à falta de incentivos, comprometem o desempenho das atividades, desestimulando a permanência de servidores efetivos e, ainda, dificulta a angariação de novos servidores para o setor. O desestímulo, com o decorrer do tempo, dificulta ainda mais o bom atendimento, razão pela qual, entendemos que a criação da gratificação vai amenizar e solucionar os problemas das Praças de Atendimento".
O projeto do Executivo ainda não tem data para entrar em votação.