O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) determinou nesta quinta-feira (17) a ilegibilidade do prefeito Jair Sanches do Nascimento e da vice Isabela Arana Rodrigues da cidade de Jundiaí do Sul, no Norte Pioneiro. Na decisão, os dois políticos, reeleitos em 2012 para o mandato de 2013 a 2016, também tiveram o mandato cassado.
A decisão da corte do TRE-PR julgou o recurso de uma liminar que mantinha prefeito e vice no cargo desde o início de 2013. Investigados por abuso de poder econômico e político durante o período das eleições em acusação do Ministério Público do Paraná (MPPR), eles tiveram foram declarados inelegíveis e ficaram impedidos de tomar posse em dezembro de 2012 após decisão do juiz eleitoral de Ribeirão do Pinhal, comarca de Jundiaí do Sul.
Na decisão, o juiz da comarca também determinou que fossem realizadas novas eleições. Prefeito e vice entraram, dessa forma, com um pedido de liminar no TRE-PR e conseguiram ser diplomados e tomaram posse no dia 1° de dezembro. O caso, porém, foi julgado pelo TRE-PR nesta quinta-feira, e ficou decidido parcialmente por manter a inegibilidade dos dois e a cassação do mandato.
Leia mais:
Câmara de Cambé poderá aumentar número de cadeiras a partir de 2029
Vereadores aprovam projeto de lei para receber 13° salário em Cambé
Assembleia Legislativa recebe oito mil sugestões de paranaenses para orçamento
Câmara de Londrina vota nesta terça-feira Projeto de Lei que atualiza parcelamento do solo
Desta forma, segundo o TRE-PR, deve tomar posse o presidente da Câmara Municipal de Jundiaí do Sul. Entretanto, segundo a assessoria do Tribunal, esta não é a decisão definitiva do recurso eleitoral, que será novamente julgado, ainda sem data marcada. Caso na próxima decisão seja mantida no próximo julgamento e prefeito e vice agora cassados não entrem sigam com o processo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as novas eleições deverão ser realizadas.