Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Eleições no Paraná

TRE recebe pedidos de impugnação de Gleisi e mais 25 candidatos

Edson Ferreira - Folha de Londrina
16 jul 2014 às 08:14

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná recebeu 26 pedidos de impugnação de candidaturas. O prazo para contestações foi encerrado ontem. Apenas o Ministério Público Eleitoral (MPE) apresentou 13 pedidos.

O MPE impugnou o deputado estadual Bernardo Guimarães Ribas Carli (PSDB), que tenta a reeleição. O tucano foi condenado pelo TRE por compra de votos nas eleições de 2010. José Baka Filho (PDT), candidato a deputado federal, também é alvo do MPE. Ele tem contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas do Paraná, quando era prefeito de Paranaguá. Um dos envolvidos com o caso Banestado, Ademar Costa (PDT) também teve a candidatura a deputado estadual impugnada devido a condenação penal.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Também foram impugnados pelo MPE os seguintes candidatos: Hussein Bakri (PSC), Altamir Sanson (PSC), Luiz Eduardo Casagrande (PSC), José Augusto Felippe (PSD), Almir Batista dos Santos (PTB), Oscar Moreira (PTN), Alecsandro Cavalcanti (PT), Celso Luiz Rocha (PRP) e Sonia Zapata (PV). Um dos candidatos impugnados pelo MPE não teve o nome revelado, por ter processo em andamento na Justiça Criminal do Estado.

Leia mais:

Imagem de destaque
Compra de votos

Eleição de 2024 tem suspeita de fraude por transferência em massa de eleitores entre cidades

Imagem de destaque
Em 19 de dezembro

Câmara de Londrina marca nova audiência para debater o Código Ambiental

Imagem de destaque
Eleições de 2026

Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil

Imagem de destaque
Não há substitutos

Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026


Fora da lista do MPE chama a atenção o pedido de impugnação contra a candidata ao governo do Estado pelo PT, Gleisi Hoffmann, feito pelo adversário Ogier Buchi, candidato ao Executivo pelo PRP. Segundo ele, a reunião para a escolha do candidato a vice-governador na chapa da petista ocorreu somente no dia 2 de julho, "portanto fora do prazo legal para as convenções de escolhas de candidatos". Pela legislação eleitoral, as deliberações devem ocorrer entre 10 e 30 de junho.

Os candidatos que tiveram seus registros impugnados têm sete dias, a contar da notificação do TRE, para apresentar suas contestações. Depois disso, a Justiça Eleitoral tem 72 horas para decidir se homologa ou não as candidaturas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo