Para garantir a tranquilidade durante a votação neste domingo (2), a Força Federal atua em 467 municípios de 14 estados: Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins.
A atuação da Força Federal é autorizada pelo TSE a partir dos pedidos que chegam por meio dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) por diversos motivos. No Maranhão, por exemplo, os ministros autorizaram o apoio após os casos registrados na capital, São Luis, em que ônibus foram incendiados por bandidos que promoveram uma onda de ataques na cidade, incluindo escolas onde funcionariam seções eleitorais.
Na manhã deste domingo, o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, deferiu um pedido do TRE da Paraíba para estender a atuação da Força Federal a mais sete municípios paraibanos: Areial, Montadas, Lagoa, Paulista, São Bentinho, Cajazeirinhas e São Domingos de Pombal.
Leia mais:
Câmara de Cambé poderá aumentar número de cadeiras a partir de 2029
Vereadores aprovam projeto de lei para receber 13° salário em Cambé
Assembleia Legislativa recebe oito mil sugestões de paranaenses para orçamento
Câmara de Londrina vota nesta terça-feira Projeto de Lei que atualiza parcelamento do solo
Os pedidos de Força Federal foram autorizados, inicialmente, pelo plenário do TSE e, desde a última sexta-feira (30), estão sendo decididos de forma individual pelo presidente da Corte, ministro Gilmar Mendes.