A União Nacional dos Estudantes (UNE) quer que o governo realize uma reforma universitária para adequar as universidades federais à realidade nacional. A proposta será defendida por representantes da UNE, que chegaram há pouco ao Palácio do Planalto para uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A reforma universitária, segundo o presidente da UNE, Gustavo Peta, é necessária para democratizar o acesso de estudantes de baixa renda às universidades. Além disso, Peta defende a importância de as universidades intensificarem as pesquisas em áreas estratégicas, como ciência e tecnologia, e aumentarem os trabalhos de extensão, com o desenvolvimento de ações sociais que beneficiariam a comunidade.
Outra proposta que a UNE irá apresentar ao presidente é a da retomada do projeto Rondon, que até os anos 80 realizava caravanas com estudantes para diferentes lugares do país. Gustavo Peta acredita que iniciativas como essa são fundamentais para que os estudantes conheçam a realidade brasileira.
Leia mais:
Secretária fala em ‘reestruturação sem lacunas’ após fusão de pastas em Londrina
Projeto de Lei quer suspender salário de militares da ditadura
Lula manda recado a Zuckerberg e convoca reunião sobre a Meta
Bolsonaro escolhe novo advogado para comandar defesa no STF
"Com a experiência de viagens como essas, os estudantes irão ver de perto as dificuldades enfrentadas pela população de baixa renda e levarão isso para as suas profissões, realizando, por exemplo, trabalhos voluntários", afirmou.