Representantes da Universidade Santiago de Compostela, na Espanha, entregaram, nesta terça-feira, um convite ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que ele receba o título de doutor "honoris causa" da universidade.
Se aceitar o convite, o presidente irá à Espanha para receber a homenagem no segundo semestre deste ano. A possibilidade de homenagear o presidente brasileiro vem sendo estudada pela universidade desde agosto do ano passado e a decisão final foi tomada antes de Lula vencer as eleições.
É a primeira vez, em 500 anos de história da Universidade de Santiago de Compostela, que um político é escolhido para receber a homenagem.
Leia mais:
Eleição de 2024 tem suspeita de fraude por transferência em massa de eleitores entre cidades
Câmara de Londrina marca nova audiência para debater o Código Ambiental
Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
De acordo como o diretor do Departamento de Direito Administrativo da universidade, Enrique Gomez-Reino Y Carnota, a luta contra as injustiças sociais fez com que o colegiado da instituição escolhesse o presidente Lula para receber o título.
"Ele é um político que pode introduzir na política nacional e internacional variantes novas, que outros paises, creio eu, terão que imitar, tanto os políticos de direita quanto os de esquerda", disse Gomez-Reino.