Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Fim do prazo

Vereador Gouvêa tem até hoje para defesa na CP

Janaina Garcia - Folha de Londrina
19 fev 2010 às 09:01

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Vence hoje o prazo de 10 dias concedido ao vereador Rodrigo Gouvêa (PRP) para apresentação de defesa prévia à Comissão Processante (CP) instaurada na Câmara, no início do mês, diante da acusação de suposta conduta incompatível com o decoro parlamentar. A CP foi instalada no último dia 8 depois que, dia 2, primeira sessão ordinária do ano, o plenário admitiu denúncia apresentada pela Mesa, a partir de relatório da Corregedoria. O grupo volta a se reunir na próxima segunda-feira.

No Legislativo, Gouvêa está sendo investigado pela suposta manutenção de assessora ''fantasma'' em seu gabinete, no primeiro semestre do ano passado. Na Justiça, essa é uma das seis ações ingressadas pelo Ministério Público (MP) contra o parlamentar, nas áreas cível e criminal, desde outubro de 2009. A comissão tem 90 dias para conclusão dos trabalhos - que podem sugerir ao plenário, ao final, tanto o arquivamento da denúncia quanto a cassação de mandato do parlamentar.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na defesa aguardada para hoje à tarde, a defesa de Gouvêa terá de apresentar também o rol de testemunhas a serem chamadas a depor na CP. De acordo com um dos advogados de Gouvêa, Nilton Simão, até lá ainda será aguardada do Legislativo resposta ao pedido de degravação das cerca de quatro horas e meia em que durou a sessão de abertura da comissão. Segundo o advogado, a intenção é que, uma vez deferido o pleito, o prazo de 10 dias para a defesa seja restituído, e, com isso, volte à estaca zero. Ele negou, contudo, eventual intenção de tumultuar ou, no mínimo, postergar as investigações.

Leia mais:

Imagem de destaque
Braga Netto também indiciado

PF indicia Bolsonaro e mais 36 em investigação de trama golpista

Imagem de destaque
'Tentativa não deu certo'

Lula diz agradecer por estar vivo após relevação de plano golpista para matá-lo

Imagem de destaque
Relações internacionais

Xi Jinping dá pedaço da Lua a Lula em jantar no Itamaraty

Imagem de destaque
Investigação

Moraes marca depoimento de Cid no STF após PF apontar omissões de militar


''Na verdade, precisamos juntar essa degravação ao processo, uma vez que o vereador Ivo de Bassi (PTN) participou de toda a discussão, inclusive compõe a comissão (é membro; Amauri Cardoso, PSDB, é presidente, e Tito Valle, PMDB, relator), e já havíamos pedido a suspeição dele'', afirmou Simão, referindo-se às tentativas, negadas pela Procuradoria Jurídica da Câmara, de excluir Bassi da votação - uma vez que, segundo o advogado, ele já reforçara denúncia contra Gouvêa no MP, ainda que em outra ação.

Sobre a defesa a ser entregue, o advogado informou que, no mérito, o teor não vai se diferenciar do que já foi apresentado à Promotoria e à Corregedoria da Casa - ou seja, a versão de que a ex-assessora prestaria serviços, na realidade externos ao gabinete. No relatório do corregedor Rony Alves (PTB), porém, essas atividades seriam típicas de uma cabo eleitoral. ''Vai ser apresentado o mesmo que já se falou até agora, e entre as testemunhas há os assessores do Rodrigo e os vereadores aptos a depor'', concluiu o advogado. A Câmara informou ontem no fim da tarde que a restituição de prazo para a defesa prévia foi indeferida, mas ressalvou que a degravação da sessão será providenciada à defesa, juntamente com uma cópia em DVD, e anexada aos autos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo