Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fora do ar

YouTube remove live de Bolsonaro em encontro com embaixadores

Folhapress
10 ago 2022 às 17:40
- Reprodução/ Instagram
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O YouTube removeu a transmissão ao vivo feita pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em que ele mostrou uma reunião feita com embaixadores no mês passado. Na ocasião, o chefe do Executivo colocou em dúvida, sem apresentar provas, a transparência do sistema eleitoral brasileiro. Foram tirados do ar também publicações que contestam a facada da qual Bolsonaro foi vítima em 2018.


Em contato com o UOL, a empresa de rede social confirmou que o vídeo foi excluído pela plataforma e não deletado por escolha de Bolsonaro. Segundo representantes do YouTube, isso faz parte das políticas de integridade eleitoral.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Pela nova diretriz, a rede social bane desinformação sobre as eleições de 2018 e 2014. Além do vídeo transmitido por Bolsonaro, o YouTube excluiu outras reproduções com as falas dele, que incluíram contestações ao último pleito para Presidência.

Leia mais:

Imagem de destaque
Incentivo para participar das eleições

TRE-PR e Câmara de Londrina se unem para incentivar participação nas eleições

Imagem de destaque
Segunda discussão

Câmara de Londrina aprova espaço para agentes de endemias nas UBSs

Imagem de destaque
Vereadora foi internada na quarta

Juiz concede liminar e suspende audiências da CP que apura denúncia contra Mara Boca Aberta

Imagem de destaque
Decisão polêmica

Professor foi deixado de lado no processo educacional, diz especialista sobre uso do ChatGPT em SP


Por convite de Bolsonaro, embaixadores foram até o Palácio do Planalto, em Brasília, para ouvir as preocupações do presidente sobre as eleições deste ano. A reunião ocorreu em 18 de julho e virou assunto internacional, com o The New York Times reportando que os embaixadores ficaram abalados e preocupados com um golpe no Brasil.

Publicidade


O chefe do Executivo disse que o encontro foi um "intercâmbio de ideias" e que não houve "cunho eleitoral". Em seu pronunciamento, que durou pouco mais de 30 minutos, Bolsonaro falou especialmente sobre um inquérito aberto pela PF (Polícia Federal), em 2018, que apurou uma invasão cibernética aos sistemas do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Desde que o presidente vazou esse documento em suas redes sociais, no ano passado, o TSE sustenta que o ataque hacker não levou risco à integridade das eleições naquele ano.


Youtube removeu vídeos que contestam facada

Publicidade


A nova diretriz da empresa de rede social permitiu que o YouTube retirasse do ar vídeos que contestam se Bolsonaro realmente foi esfaqueado em 2018, quando era candidato ao cargo que hoje ocupa.


"Nossa política de discurso de ódio proíbe conteúdo que negue, banalize ou minimize eventos históricos violentos, incluindo o esfaqueamento de Jair Bolsonaro", disse a empresa, em nota.

Publicidade


Segundo o YouTube, são permitidos apenas postagens que forneçam "contexto educacional, documental, científico ou artístico no vídeo ou áudio".


Ataques infundados

Publicidade


À medida que a eleição presidencial se aproxima, Bolsonaro tem intensificado seus ataques. Ele vem, constantemente, dizendo que as eleições serão limpas, mas repete os ataques às urnas eletrônicas e ao sistema eleitoral, incluindo críticas aos ministros do TSE.


Desde que as urnas eletrônicas foram implementadas -parcialmente em 1996 e 1998, e integralmente a partir de 2000- nunca houve comprovação de fraude nas eleições brasileiras, mesmo quando os resultados foram contestados. A segurança da votação é constatada pelo TSE, pelo MPE (Ministério Público Eleitoral) e por estudos independentes.


Em outubro, o TCU (Tribunal de Contas da União) emitiu um relatório técnico reforçando que as urnas são seguras e auditáveis, e que a impressão do voto traria riscos e exigiria recursos que não estão disponíveis atualmente na Justiça Eleitoral.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade