Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Litoral do Paraná

Veranistas recebem sacolas ecologicamente corretas

Heloísa Prado - Bonde
02 fev 2007 às 18:52
Continua depois da publicidade

Os veranistas e moradores do litoral paranaense contam com uma novidade ecologicamente correta para destinar o lixo: 200 mil sacolas de plástico oxi-biodegradável (que se decompõem em contato com o ar) serão distribuídas pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos até o final da Operação Viva o Verão. A cada final de semana, cerca de duas mil sacolas são distribuídas nas barracas do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Enquanto o tempo de degradação de uma sacola convencional é de 400 anos, a sacola "ecológica" se decompõe em até 18 meses.

Continua depois da publicidade


A distribuição das sacolas tem como objetivo conscientizar veranistas e moradores quanto ao uso das sacolas plásticas convencionais, estimulando sua reutilização ou o uso das sacolas oxi-biodegradáveis.


Tecnologia - A tecnologia para fabricação das sacolas oxi-biodegradáveis é baseada na utilização de um aditivo à resina plástica durante o processo de produção – criando produtos biodegradáveis (que podem ser destruídos por agentes biológicos, como bactérias). O produto final continua a ter todas as propriedades do plástico tradicional, inclusive resistência, transparência, propriedades de selagem, permeabilidade e impressão.

O processo de degradação se inicia com a combinação de luz, calor e estresse - os quais agem como catalisadores e aceleram a velocidade de decomposição.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade